domingo, 31 de março de 2019

Educando o corpo para a serenidade (Meditação) cap.07

Exercício de respiração

Ao acordar, procurar não se mexer e buscar lembrar do último pensamento, ele provavelmente está relacionado com o último sonho. Tentar lembrar do último sonho e dos outros anteriores. O estudo dos sonhos é um processo do auto-conhecimento.

Quando nos movemos ao acordar, os estímulos externos, sensações no corpo, etc, podem tirar a nossa atenção da imagem do último sonho e dificultar as lembranças.

---------------------------------

Deitar com as costas na cama, cabeça voltada para o teto, mãos relaxadas ao longo do corpo.

Contar mentalmente "um" e puxar o ar profundamente, com leveza. Contar mentalmente "dois" e soltar todo o ar dos pulmões, com leveza.

Seguir com este exercício contando até dez. Serão cinco inalações e cinco exalações.

O exercício de respiração provavelmente irá produzir em você um relaxamento muscular. O ato de contar ao fazer os exercícios, se torna uma ferramenta para sua mente ficar atenta a sequência, e assim você trabalha a concentração e não deixa sua mente solta, divagando em pensamentos.

Com este exercício você vai exercitando o domínio dos processos mentais e produzindo momento de relaxamento corporal.

Você pode fazer este exercício ao amanhecer, depois de lembrar dos sonhos, antes de voltar ao trabalho, após o período de almoço e antes de dormir, ou antes de fazer a meditação.

Ao longo de uma semana provavelmente você poderá perceber alguns benefícios. Desta forma você vai reeducando seu corpo para a serenidade, em doses homeopáticas, e diminuindo a ansiedade.

Sugiro que não façam muitas sequências com exercícios de respiração, não abusem destes exercícios, trabalhos indevidos com a respiração podem ser perigosos.

Voltarei a escrever no próximo final de semana e aos poucos vou passando os exercícios para a prática da meditação.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário