domingo, 24 de março de 2019

Conclusão (Tristeza e Depressão) - cap.40

O corpo que ressoa harmonia de amor, traz na alma o alaúde-consciência afinado pelo Maestro do amanhecer! 

---------------------------------

O corpo está doente, o dia está chuvoso, estou com problemas financeiros, fui demitido, etc. As circunstâncias externas estão dentro da lei da dualidade, o Sol e a Lua, o dia e a noite, o doce e o salgado, o alto e o baixo, a saúde e a doença, etc. A minha atitude mental e emocional diante das circunstâncias externas, são geradoras de energias, da alegria e da tristeza. A alegria e a tristeza nós as criamos!

Temos a dualidade física e a dualidade psicológica. A dualidade psicológica nós a criamos. Somos os criadores da alegria e da tristeza, do ânimo e do desânimo, da ventura e desventura, etc.

Meu corpo está disposto, com energia, com fome, com calor, com frio, sentindo o frescor da noite, se deleitando com o sabor dos alimentos, sofrendo com a dor produzida por uma enfermidade. As minhas reações psicológicas a estes estímulos físicos podem ser geradoras de condicionamentos psicológicos.

Toda segunda posso ter a mania de ficar triste por ter cinco dias de trabalho pela frente. Toda sexta posso ficar alegre por ter chegado o final de semana. E sigo assim, com um humor viciado, controlado por circunstâncias externas. Mas, eu posso manter o meu estado de espírito consciente em qualquer circunstância, em qualquer dia da semana, harmonia, equilíbrio.

Despertar a consciência é um trabalho de autoconhecimento, um trabalho onde a pessoa se torna regente de si, governante das suas emoções, pensamentos e atitudes. Desta forma deixa de ser vítima dos sofrimentos psicológicos e segue rumo a sua paz interior. Deixa de ser vítima das circunstâncias e se torna uma pessoa geradora de circunstâncias, ou uma pessoa capaz de administrar circunstâncias indesejáveis de forma sábia.

As emoções da alegria e da tristeza, nós as criamos, o mesmo acontece com os pensamentos. Busco gerar emoções e pensamentos de alegria, serenos e tranquilos, sem euforia. As emoções da tristeza virão pela dualidade, sem que eu as crie, então eu também as viverei de forma serena e tranquila. Vivendo as duas eu vou amadurecendo no autoconhecimento. Se eu for para o extremo da euforia, também cairei no extremo das tristezas profundas... Equilíbrio!

Eu escrevi este livro para aprofundar as minhas reflexões sobre a depressão, sobre a tristeza profunda, pois eu tenho egos que criam em mim estas enfermidades psicológicas. Estou trabalhando para compreender e curar as minhas enfermidades psicológicas e físicas, e me libertar delas. E ao mesmo tempo compartilho minhas descobertas com quem tenha vontade de receber as minhas palavras.

Não escrevo para levar salvação para ninguém, pois compreendo que cada pessoa já tem o que precisa. Umas estão presas em sofrimentos e não se abrem para serem ajudadas, e estão vivendo suas experiências que provavelmente é o que precisam viver. Outras são pessoas humildes, abertas, dispostas a falar e a ouvir, dispostas a crescer coletivamente, solidariamente.

Cada pessoa está no seu momento, com seu nível de consciência, trabalhando para melhorar a sua condição, ou empurrando a vida com a barriga. E no fundo, no fundo, todos estamos colaborando com um grande propósito, assim eu compreendo.

Nossas palavras e pensamentos tem o poder de potencializar as coisas. Sugiro que potencializemos a consciência, o amor, a saúde. Os egos geram pensamentos e emoções negativas, inconscientes, e potencializam a doença, o sofrimento, a tristeza.

Se eu estiver passando por um problema sério, prefiro passar por ele estando bem por dentro. Se já existe um problema e eu fico com pensamentos e emoções negativas, estou somando a este problema outro problema, os meus pensamentos e emoções ruins. Vou potencializar a minha dor e adoecer mais ainda!

Trabalho pela saúde, pela paz. Por pior que seja a situação, por dentro eu escolho estar bem!
Sei que isto não é simples, é uma conquista, fruto de muito trabalho, é ouro!

Voltarei a escrever no próximo final de semana e vou iniciar o livro "Meditação".

Sugiro leituras e releituras deste livro, deixei muitas sugestões de exercícios para um viver melhor e eliminar a depressão. Este livro é para ser estudado.

Leitoras(es), se vocês consideram que estes livros podem ajudar alguém, por favor, me ajudem a divulgar, compartilhem, indiquem para alguém. Por amor as pessoas, divulguemos. A divulgação é a forma de multiplicarmos, de permitirmos que outras pessoas possam ter acesso. Eu não tenho condições financeiras de divulgar, então peço que me ajudem em suas redes sociais. Agradecido!

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário