sábado, 23 de março de 2019

Condicionamentos (Tristeza e Depressão) - cap.33

A consciência é ouro puro, se extrai da rocha-ego, com sacrifício.

Prove este ouro no fogo da vida, se surgir a raiva, ou a vaidade, ou o medo, timidez, interesses... é falso!

---------------------------------

Um homem coloca uma camiseta de um time de futebol em seu bebê, decora o quarto da criança com símbolos deste time, dá ao bebê uma toalha com a bandeira do time, assiste aos jogos com o filho no colo, torce com o filho. A criança vai crescendo e se torna um adolescente apaixonado por este time. Poderia ser diferente? A criança teve escolha? Esta criança terá estrutura psicológica para descobrir que foi condicionada? Poderá ficar a vida inteira presa neste condicionamento.

Todos nós somos estimulados pelos ambientes onde frequentamos e nos condicionamos ou somos condicionados. Os egos são condicionamentos, vícios de raiva, de orgulho, de preguiça, de ciúmes, de medo, de luxúria, de apatia, de tristezas, etc.

Quando estamos dentro do condicionamento não é simples descobrirmos que estes comportamentos não são o nosso SER. Tenho a tendência de acreditar que os meus pensamentos são o SER que sou... A consciência não é o pensamento, nem a emoção, nem  corpo. Falarei mais sobre isto no livro Meditação.

De um modo geral vejo que somos condicionados a admirar a cultura norte americana, condicionados a ver a raça negra como inferior, condicionados a desrespeitar a homossexualidade, condicionados a crer que uma determinada religião é a verdadeira e as demais são do mal, etc.

Eliminar egos é eliminar condicionamentos e se tornar uma pessoa consciente.

Me proponho a escrever um livreto sobre a meditação, o mais curto possível, dando bases para escrever outro, na sequência, explicando estratégias para eliminar egos e despertar a consciência. Me proponho a fazer isto assim que terminar este livreto.

Os egos são os geradores das enfermidades psicológicas, eliminá-los é uma forma de tratamento.

Seguirei com este assunto no próximo capítulo.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário