sábado, 16 de março de 2019

Condicionamentos (Tristeza e Depressão) - cap.24

O amor é uma nuvem que chora de felicidade... Para compreender suas lágrimas eu preciso olhar com a alma e ver que em seu interior há um jardim, flores, um arco-íris... Perfume do campo... Semeados por um Sol no interior dela, todo dela, que é o coração dela, irradiante por estar enamorado! As lágrimas são o carinho transbordando de si... O SER transbordando-se!

---------------------------------

De uns tempos pra cá o meu filho começou a tocar e cantar. Anos atrás comentou comigo que a música brasileira é ruim, então eu lhe disse que é normal este pensamento, pois as rádios brasileiras tocam muitas músicas norte americanas, as novelas brasileiras usam muitas músicas norte americanas, os programas de televisão brasileiros educam a população para admirarem músicas norte americanas, a maioria dos filmes que fazem sucesso são de norte americanos, fazendo propaganda da cultura americana, inclusive as músicas. Considerando este contexto, me parece estranho ver jovens gostando de Baião, Xote, Forró, MPB, Bossa Nova, etc. 

Depois de uns tempos meu filho demostrou uma atitude interessante, ele começou a cantar músicas brasileiras, passou a descobrir grandes artistas brasileiros e hoje ele valoriza a cultura musical brasileira.

A língua inglesa está invadindo e matando a cultura brasileira, há tempos. Expressões desta língua estão no futebol, na informática, nas artes, nos modismos, nas nossas próprias expressões linguísticas, etc. Várias firmas com nomes norte americanos, várias roupas com expressões em inglês, é difícil ver uma roupa com artes em português. Isto tudo são "condicionamentos".

"Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!"

---------------------------------

Na adolescência eu tive contato com as músicas do cantor Belchior. Desenvolvi uma antipatia por estas músicas e desde então não faço contato com a arte deste músico, por mais de trinta anos!

De uns meses pra cá meu filho descobriu o Belchior, está gostando, e canta várias das músicas dele... Resultado, já comecei a me pegar cantando as músicas do Belchior! Já passei a ter afeição por estas músicas!

---------------------------------

Meu filho descobriu outro autor de músicas brasileiras, eu não o conhecia, apesar de ser antigo.  Não me senti atraído pelo estilo. Meu filho cantou tanto as canções deste autor que eu comecei a simpatizar com as músicas! 

---------------------------------

O ambiente tem seu poder de influenciar, nós temos o poder de influenciarmos uns aos outros, consciente ou inconscientemente. Nos exemplos acima eu me permiti, pois encontrei valores que não são prejudiciais para mim, mas tem certos estilos musicais que se uma pessoa ficar cantando ao meu lado irá me produzir muito sofrimento psicológico. Certos estilos eu não permito que entrem em mim, pois agridem a minha consciência.

O que são egos? Condicionamentos inconscientes que se tornam atitudes mentais, emocionais e físicas.

A raiva é uma atitude que vivemos repetindo, os ciúmes, o orgulho, o medo, a arrogância, a impaciência e tantos outros. Estamos com comportamentos inconscientes tão enraizados que não é simples uma pessoa mudar. 

Os egos são como canções que nos acostumamos a cantar, desenvolvemos sentimento por eles, os alimentamos diariamente. Desconstruir estes defeitos é um trabalho que poucos conseguem.

Depois que egos de tristeza e depressão crescem dentro de uma pessoa, quanto mais estas pessoas os alimentam, mais fortes se tornam, e o caminho de volta requer muito mais cuidados.

No próximo capítulo vou dar mais exemplos.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário