sábado, 2 de março de 2019

Causas das tristezas (Tristeza e Depressão) - cap.02

O Dragão nasceu, mas ainda é criança. Sua majestade resplandece por sua pureza.
Tem em si o poder da vida e da morte, o néctar do elixir!

---------------------------------

O que estivemos pensando no último minuto?

É comum uma pessoa saber o que se passa dentro dela?Saber seus pensamentos e as causas destes pensamentos?

Por volta dos meus vinte e dois anos de idade eu fazia muitos exercícios de auto-observação psicológica. Levei um bom tempo para descobrir que eu não sabia nada do que se passava na minha mente e no meu centro emocional. Para eu ficar atento a qualquer pensamento e emoção, em um minuto, necessitava de um esforço que me parecia gigantesco!

Hoje em dia, depois de muitos anos de exercícios, vivo um estado onde tenho uma consciência bem maior do que se passa na minha mente e no meu centro emocional, em vários momentos dos meus dias. Sem ter como observar meus pensamentos e emoções fica difícil compreender o início de ondas de tristezas e alegrias, e suas causas. Como compreender a tristeza e qualquer outro estado psicológico sem um bom nível de consciência capaz de observar seus próprios pensamentos, emoções e atitudes?

O bom senso nos mostra que ondas de tristeza podem iniciar por lembrarmos de um problema financeiro, ou um problema afetivo, ou por um mal estar estomacal, ou por uma gripe, por um contratempo, por uma humilhação, etc. As tristezas costumam surgir quando vivemos desprazeres, sejam gerados por uma dor física ou psicológica, com diferentes causas. E o mais comum é que as pessoas não saibam a origem dos próprios pensamentos, nem sequer saibam o que pensaram a poucos instantes atrás!

Mais uma vez volto a falar da importância da "meditação"! 

Durante a meditação uma pessoa aprende a desprender a sua consciência do corpo, das emoções e da mente. Após desenvolver um bom domínio de si, mesmo que o corpo, o centro emocional ou a mente estejam passando por algum desprazer, a consciência pode aprender a vivenciar a experiência sem se identificar com os egos. Neste caso a consciência vai se tornando cada vez menos vítima das emoções negativas.

Tenho cinquenta e três anos e venho fazendo exercícios para o despertar da consciência desde a adolescência. Me sinto feliz com o pouco que tenho conquistado de avanço. Para quem esteja começando eu sugiro que seja firme, que tenha fé, que seja uma pessoa dedicada! Somos todos diferentes uns dos outros, o que eu levei muitos anos para conquistar, outro SER pode conquistar em bem menos tempo, ou mais. Estas questões são individuais.

Depois deste livreto me comprometo a escrever sobre a "Meditação".

Escrever este livro certamente vai ser um grande desafio pra mim, um assunto muito delicado!

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário