domingo, 24 de março de 2019

Perder para ganhar (Tristeza e Depressão) - cap.37

Pedrinhas eu pego nas mãos
Pedrinhas eu jogo no chão
Mãe terra eu brinco contigo
Tua alma eu sinto nos grãos!

---------------------------------

De vez em quando relato um acontecimento onde fui defender minha a filha pequena de uma contrariedade infantil, sem valor, e enfrentei vários homens. Naquele incidente todos ficaram sem ação, não entendi porque. O sangue havia me subido à cabeça. Se eles reagissem diante das minhas ameaças, provavelmente haveria um confronto e eu agora estaria no céu ou no inferno! Rsrsrsrs

Estabeleci pra mim uma regra que busco exercitar: "perder para poder ganhar". Perder a razão para preservar os dentes, perder a razão para preservar o amor, perder a razão para preservar um interesse coletivo.

Esta estratégia me ajuda a alimentar a minha humildade.

Certa vez fui agredido moralmente, de forma covarde e desumana, por dois homens. Eu já vinha de muitos treinos psicológicos, por isto eu não reagi externamente, não ofendi, silenciei. Argumentei com educação e não adiantou. Pensei em fazer uma denúncia contra aquela autoridade, mas percebi que com a minha denúncia haveria a possibilidade de eu prejudicar vários profissionais liberais ligados aquela autoridade, indiretamente iria afetar muitas famílias e os clientes daqueles profissionais. Resolvi jogar a minha razão no lixo e seguir. Perder para ganhar.

Em muitas situações eu tenho buscado perder a minha razão para preservar o meu amor para com meus filhos. Vou engolindo o ego à seco, vou refletindo, eliminando as reações internas, até poder me aproximar dos meus filhos. Tem situações onde estou com a razão e a minha razão só está me afastando dos meus filhos!

Hoje eu procuro prestar atenção a tudo o que me chega, inclusive o que me chegue de pessoas que me têm como inimigo. De qualquer lugar pode me chegar um ensinamento precioso e não estou disposto a desperdiçar!

No mundo existem muitas pessoas em condições de ajudar muitas pessoas, porém, o orgulho se opõe a ajuda e muitos se mantém no sofrimento pela falta de humildade.

Uma conversa pode estar sendo chata e desagradável, mas, se eu não tenho como sair do ambiente, então sei que preciso permanecer sereno, de forma respeitosa, e atento. A qualquer momento eu posso tirar um ensinamento da situação, descubro meus egos da impaciência, intolerância, orgulho, raiva, etc. Vivo a oportunidade de eliminar meus defeitos e busco ser grato pela oportunidade de estar crescendo como esta pessoa.

No próximo capítulo darei mais algumas sugestões para combatermos a depressão e muitas outras manifestações de egos inconscientes.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário