domingo, 10 de março de 2019

Paciência infinita (Tristeza e Depressão) - cap.19

A alegria, quando de origem pura, faz brotar no sorriso o SER feliz!

---------------------------------

Vivi alguns anos lidando com um caso de depressão em um dos três Seres que sou pai. Convivendo eu tive momentos conversando profundamente com este SER, ouvindo suas razões para ter vontade de deixar de viver... Me colocando no lugar dele eu compreendi e tive uma profunda vontade de também deixar este mundo...

Eu sempre tive ações que me levaram a desenvolver uma sensibilidade de empatia... Neste caso a  convivência com a Depressão me trouxe para perto da Depressão, faz parte... Foi um risco, mas foi bom para eu amadurecer e criar anticorpos psicológicos pra lidar com a situação.

Eu fiz vários esforços físicos para ajudar este Ser, passei vários dias em oração, lutei frequentemente para tirar do meu comportamento qualquer atitude que agredisse... Tive muitas dores emocionais, chorei em um ônibus cheio de pessoas a minha volta... Buscamos a medicina, remédios, e até a espiritualidade... Presenciei tentativas de tirar a vida... Foi angustiante, uma dor que corta a alma, sem cortar...

Felizmente este SER está superando suas dificuldades, está se superando, se transformando. Um Ser lindo que está saindo desta situação. Da minha parte venho fazendo o que posso para contribuir.

Pessoas que estão em um estado de profundo sofrimento, talvez não estejam em condições de ler um livro e ouvir orientações amigáveis. Vivi muitos momentos onde a melhor ajuda foi fazer silêncio, estar ao lado, não maltratar, não criticar, relevar coisas erradas. Tive momentos onde o que eu mais pude fazer foi um grande esforço para preservar a energia da amizade! A amizade é curativa!

Muitas pessoas precisam de ajuda, e para ajudar precisamos ter consciência pra descobrir a melhor ação em cada caso. Cada SER é um universo único!

Existem procedimentos básicos que podemos usar uns com outros, mas cada SER é único e talvez tenhamos que criar uma solução apenas para aquela pessoa, para aquele momento.

As vezes a solução são remédios muito fortes que acabam tratando um problema e adoecendo outros órgãos.

A depressão é uma doença muito delicada que já levou muitas pessoas a tirarem a própria vida para aliviarem a dor, e sabemos que isto continua acontecendo, que muitas outras pessoas estão passando por isso...

Acho importante que tenhamos paciência infinita, ternura infinta, caso tenhamos que estar ao lado para ajudar uma pessoa em depressão.

No próximo capítulo vou escrever sobre a convivência com tanto sofrimento neste mundo.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário