domingo, 3 de março de 2019

Tagarelice mental (Tristeza e Depressão) - cap.03

O tempo são as pegadas do viajante imortal dentro da eternidade!

---------------------------------

Em várias experiências eu analisei sequências de pensamentos para compreender como a minha mente funciona. Antes de conseguir ter resultados neste exercício eu fiquei por um bom tempo fazendo várias tentativas, até desenvolver uma percepção capaz de fazer as retrospectivas. Eu comecei essas experiências quando estava saindo da adolescência.

Eu observei um pensamento, busquei ver o pensamento que o originou, o seguinte, e o seguinte. Desta forma percebi em várias situações que a minha consciência era levada para o passado ou futuro, carregada por vários pensamentos, uns estimulando o surgimento de outros, e no final das contas eu mal conseguia perceber o pensamento final.

Certos pensamentos faziam-me gerar a emoção saudosista, outros me lembravam de pessoas que me fizeram mal e surgiam emoções ressentidas, outros eram egos fantasiando diferentes desejos, etc. Foi assim que eu descobri que a minha mente era um ninho de loucuras, egos conversando o tempo todo, um grande desequilíbrio.

Com o desenvolvimento da "auto-observação" eu tenho podido descobrir como funcionam muitos dos meus estados psicológicos, sejam de alegria ou tristeza.

Lembro-me de uma vez que eu me peguei com emoções de tristeza, leves. Passei a analisar o que estava pensando e comecei a relacionar uma série de pensamentos. Descobri o pensamento original, havia sido gerado por uma dor muscular que eu tinha sentido. Aquele desprazer físico me estimulou a ter um pensamento que puxou outro, e outro, e eu acabei com um estado psicológico de tristeza que não tinha nenhuma relação com a dor muscular. 

Na época que eu comecei a me auto-observar, seguindo orientações de um professor de auto-conhecimento, por meio de livros, eu era jovem. Eu ficava encantado com as orientações do referido Mestre, entretanto, nas primeiras tentativas eu sentia uma dificuldade colossal para conseguir manter-me consciente sequer por uns trinta segundos! Por esse motivo eu compreendo completamente que uma pessoa não consiga compreender a possibilidade de um ser humano manter-se consciente, controlando suas funções mentais e emocionais.

Eu conquistei um certo nível de consciência, mas não posso provar isso para ninguém. Não me envaideço por este feito e não acho saudável que ninguém "acredite" no que eu estou falando. Estou exemplificando no sentido de convidar você, leitora(or) para buscar descobrir se o que eu estou escrevendo é verdadeiro ou não.

O principal caminho para compreender as emoções duais de alegria, tristeza, euforia, depressão, pelo que eu compreendi, é o estudo da tagarelice mental. 

Meu computador está apresentando um problema técnico, vou ver se consigo continuar escrevendo e publicando.

Vou iniciar a composição do próximo capítulo.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino

Nenhum comentário:

Postar um comentário