domingo, 17 de março de 2019

O ego da depressão (Tristeza e Depressão) - cap.29

O orgulho só está ao lado da justiça quando lhe convém, ele é egoísta! Se a verdade estiver contra ele, ele se dedica a transformá-la em mentira.

---------------------------------

Sejam quais forem as causas da depressão, no corpo da pessoa ou questões externas, o que é muito perigoso são são os pensamentos e emoções da pessoa deprimida. 

Os seres humanos, de um modo geral, demonstramos um pequeno percentual de consciência que em alguns momentos acorda e toma conta dos nossos atos. Nestes momentos temos lucidez! Fora estes momentos, maior parte das vezes, nossos atos estão sendo governados pelos nossos egos, defeitos  psicológicos, energias inconscientes, condicionadas. Raiva, ciúmes, ressentimentos, desejo de vingança, preguiça, fobias, etc.

O ego controlando nossos pensamentos e emoções é como um motorista bêbado dirigindo. Ele arranha o carro, provoca acidentes, erra percursos, infringe muitas leis e acaba gerando muitos sofrimentos pra si e para outros. O carro é o nosso corpo físico, quando os egos estão na direção eles machucam este nosso carro, usam este carro para acidentar outras pessoas, e acabam desenvolvendo doenças, etc.

Volto a falar, a consciência não é pensamento, nem emoções, nem o corpo. Não é simples desenvolver a percepção da consciência, auto-consciência. Enquanto isto não aconteça ficamos muito vulneráveis aos egos.

Se o corpo de uma pessoa está com uma enfermidade, deixando de produzir o hormônio da felicidade, por exemplo, isto é uma questão física. Diante desta enfermidade o que vai gerar a depressão são as atitudes mentais e emocionais. Assim o compreendo.

Já estive em contato com várias pessoas enfermas, algumas se mantém com atitudes mentais conscientes, com uma boa dose de harmonia mental e emocional, e não desenvolvem a depressão. Outras, na mesma situação, geram muitos pensamentos tristes, emoções tristes, produzem a depressão.

O centro emocional pode gerar emoções depressivas e estas podem estimular o centro mental a produzir pensamentos também depressivos. E pode acontecer o inverso, o centro mental criar pensamentos depressivos e estes estimularem o centro emocional a produzir as emoções negativas. Em várias circunstâncias os dois centros vão se alternando na manutenção da depressão. 
É importante termos uma boa consciência do funcionamento do nosso centro mental e emocional, e termos consciência para conduzi-los. No caso da depressão é importante o trabalho gradativo para mudar as atitudes mentais e emocionais.

Se a consciência estiver no comando ela mantém os centros em harmonia, mas se os egos tomam conta o resultado são inconsciências.

Sabemos que alguns casos de depressão são superados com a ajuda de um animal de estimação que entrou na vida da pessoa e a ajudou a ressignificar a vida, mudando suas atitudes mentais e emocionais. Outros casos são superados com a força de uma bonita amizade. Outros casos são superados com a força de sentimentos afetivos gerados pelo surgimento de um amor entre casais. E temos os casos que são superados pelo despertar de um dom, um talento, ou o surgimento de um propósito de vida que leve a pessoa a produzir constantes ondas de ânimo e bem estar durante a realização deste objetivo. Acho importante o estudo de casos de superação de depressão, estes relatos podem dar  inspiração para uma pessoa criar uma nova solução pra si, ou seguir um bom exemplo.

Acho muito importante que uma pessoa com depressão estude obras que a ajudem a compreender sua situação, e lhe ofereçam diferentes perspectivas para que busque superar esta doença. Se esta pessoa não pode fazer isto, é importante que alguém ao lado faça por ela e busque ajudá-la com todo amor possível. Muita compreensão, muita paciência, muita tolerância, muito perdão, muita doação. Se tiverem condições financeiras, buscarem um(a) profissional de saúde mental que seja uma pessoa competente e humana.

No próximo capítulo escreverei sobre a escolha de um profissional de saúde mental.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário