terça-feira, 5 de março de 2019

Diferentes fontes depressivas (Tristeza e Depressão) - cap.12

Meus versos são veredas de um caminho
Os passos que o percorrem, coração
Teus olhos, na porteira em tua alma
Decidem se o amor pode entrar

---------------------------------

Todos os fenômenos podem ser abordados da perspectiva da sua grandeza, ou podemos nos propor a estudar suas partes mais simples. Porque irmos pelo caminho mais difícil?Acho importante sempre partimos da simplicidade.

Todos nós vivemos momentos de alegrias e tristezas, a dualidade na natureza. Já a depressão é um extremo que precisa ser cuidado.

Nosso corpo pode ter alguma enfermidade que diminua o nosso poder vital. Podemos ter uma disfunção em alguma glândula e o nosso corpo pode sofrer por não conseguir produzir algum tipo de hormônio, e por esta disfunção o nosso corpo pode ficar fraco. Podem haver muitas enfermidades que levem o nosso corpo físico ao estado de fraqueza e esta fraqueza física pode afetar a nossa parte psicológica e consequentemente podemos criar traços psicológicos de tristeza ou depressão. Nestes casos o estado psicológico é gerado por problemas físicos que precisam ser descobertos e tratados por especialistas.

Podemos ter uma boa saúde e sermos vítimas de egos depressivos, neste caso a questão pode ser psicológica. Nesta situação temos o caminho de mudar a nossa postura mental e emocional diante da vida, eliminar egos que geram pensamentos e emoções negativos. Descobrir nossos dons, buscar atividades que nos realizam como pessoas, etc. Já citei vários exemplos sobre isto, nos capítulos anteriores e no livreto anterior.

Em se tratando de motivos psicológicos para a depressão a nossa humanidade criou um repertório muito grande de causas desumanas... O racismo, a homofobia, a xenofobia, o machismo, os fanatismos religiosos, as misérias da riqueza e da pobreza, etc. Tudo são egos, vícios psicológicos, inconsciências. Se formos considerar o "Carma" temos a possibilidade de que no fundo todos os problemas humanos sejam causados pelos egos, até mesmo as doenças físicas de nascença ou adquiridas.

Podemos ter uma boa saúde e estarmos prejudicando a nossa vitalidade com uma vida sedentária, enfraquecendo os nossos músculos pela falta de atividade física. Neste caso temos os egos da preguiça, da indisciplina, e outros, adoecendo o corpo e podendo gerar os problemas de tristezas agudas. Muitos sabemos que parte da depressão podem ser tratadas com atividades físicas. Neste livreto vou dar sugestões bem simples e eficazes para quem não se sinta atraído por exercícios físicos.

Temos também a situação de desenvolvermos traços depressivos pela convivência com pessoas que estejam sofrendo da depressão.

E podemos ter problemas depressivos que tenham raízes muito profundas, questões que talvez precisemos buscar as causas no fundo de nossas almas!

Voltarei a escrever na próxima sexta-feira. Provavelmente escreverei um pouco sobre cada um dos aspectos que citei acima.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: Ulisses Higino
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário