domingo, 24 de março de 2019

Psicologia reversa (Tristeza e Depressão) - cap.36

Ter cultura e não ter consciência é ser um porco carregando pérolas!

---------------------------------

Dependendo da forma como uma pessoa venha me corrigir ou me dizer uma verdade, meu orgulho poderá se opor como escudo e gerar a "psicologia reversa", fazendo o contrário do que me dizem, mesmo que seja uma informação sensata.

Quando dou uma informação valiosa para uma pessoa e ela demonstra estar gerando a psicologia reversa, criando uma antipatia por minhas ideias, compreendo que devo silenciar. Se tiver algo valoroso para dizer para aquela pessoa, é melhor que esta informação chegue a ela por meio de quem ela simpatize, do contrário vou afastar a pessoa da informação, pois ela poderá fazer exatamente o contrário do que eu estou dizendo, e vou reforçar nela uma aversão por esta ideia.

A psicologia reversa faz com que eu crie um pântano e me afunde nele! Este pântano é o meu orgulho, e a teimosia é o seu poder de sufocar o meu bom senso, matar a minha consciência!

Preciso chegar a um destino, tenho o caminho "A" e o caminho "B". Uma pessoa vem e me diz que o melhor caminho é o "A", e ela tem razão, mas... Esta pessoa me prejudicou no passado e eu tenho mágoas, ressentimentos, raiva contra esta pessoa. Pelo fato da pessoa estar olhando eu sigo o caminho "B" para agredi-la, para mostrar que a palavra dela não tem valor pra mim. No final das contas o prejudicado sou eu!

Vejo que a humanidade, de um modo geral, desenvolvemos muitos egos de orgulho e nos tornamos pessoas de difícil trato. E somos capazes de prejudicar a nós mesmos e a uma maioria, por causa do nosso orgulho, para não darmos o braço a torcer, para não vermos uma pessoa com a razão. Somos capazes de prejudicar várias pessoas para não dar razão a uma, por conta do nosso egoísmo. Não temos consciência...

A última eleição no Brasil, na minha compreensão, foi um exemplo claro disto. Parece-me que muitas pessoas votaram no Bolsonaro por ódio ao Partido dos Trabalhadores. O candidato do PT, mesmo não sendo o ideal, estava bem melhor preparado para ser eleito, para mim o bom senso mostra isto com clareza. Respeito as pessoas que vejam diferente. Mas, muitas pessoas votaram em um homem que pode e já está demonstrando que vai trazer muitos prejuízos para o país, não pensaram na maioria, agiram pelo próprio ego, pelo orgulho. Faz parte da vida...

Uma frase popular da época retrata bem a psicologia reversa:

"A Formiga com raiva da Barata, votou no inseticida, todos morreram, inclusive o Grilo que se absteve do voto." 

A formiga deu um tiro no pé, preferiu ser prejudicada junto com todos a votar em um desafeto que seria o menos pior para todos. As pessoas que votaram no Bolsonaro, se lerem este texto, podem ficar com o orgulho ferido e gerarem apsicologia reversa, e meu texto será uma agressão... Não tenho vontade de ofender a ninguém, caso estas pessoas pensem diferente, que respeitemos as nossas percepções e sigamos.
Vejo dois grandes grupos de pessoas no Brasil, gerando psicologia reversa, se atacando, se distanciando do que tem em comum, o bem estar dos brasileiros... Enquanto fiquem divididos todo o país perde, o orgulho vence a todos...

Talvez as minhas palavras possam ajudar muitas pessoas com depressão, mas estas pessoas talvez não deem valor aos meus textos por não simpatizarem comigo. Talvez alguém que leia os meus textos sinta que estas mensagens podem ajudar seu familiar que está com depressão, mas, se este familiar não tiver afinidades com esta pessoa, independente de conhecer ou não meus textos, poderá gerar a psicologia reversa e criar uma aversão por mim, sem sequer ter conhecido as minhas ideias. Na verdade será o orgulho da pessoa gerando aversão ao que vem de um desafeto.

Seja uma pessoa com depressão ou outro problema, as melhores ajudas podem ser melhor recebidas se chegarem por quem seja de confiança, por quem a pessoa tenha um vínculo afetivo, confie, sinta carinho por esta pessoa. Ou a pessoa chegar diretamente a esta informação, por livros, vídeos, etc.

As vezes podemos ficar uma vida inteira brigando por picuinhas, duas pessoas gerando psicologia reversa uma contra a outra, nunca se entendendo. Os orgulhos brigando feito galos de briga. Os egos são tão inconscientes que somos capazes de ficar em situações assim por anos a fio, uma vida toda! Imagino que muitos casais tem uma vida de fachada e na intimidade criaram um relacionamento de constantes machucados mútuos... Há como reverter, mas as pessoas precisam ser humildes, estarem dispostas, e buscar ajuda. Desconstruir egos é possível! Vou escrever sobre isto nos próximos livros.

Nem sempre podemos sequer tentar ajudar uma pessoa.
A humildade é uma virtude linda, mas não é simples de ser desenvolvida.

No próximo capítulo vou falar sobre uma estratégia que me protege da ignorância dos meus egos.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário