domingo, 31 de março de 2019

Desacelerando o corpo e a alma (Meditação) cap.04

As virtudes da alma são partículas de amor, sementes se preparando para ser um jardim!

---------------------------------

Quando eu comecei a praticar os exercícios de relaxamento, concentração e meditação, tinha dificuldades de ficar dez minutos sentado em uma cadeira, tamanha era a minha agitação mental!

Intuitivamente eu criei disciplinas de exercitar a concentração caminhando, já que eu estava tendo dificuldades de me concentrar sentado, pela minha agitação psicológica. Eu estabelecia um período e iniciava as minhas caminhadas, e durante elas eu exercitava a auto-observação psicológica, parando os meus pensamentos e colocando a minha atenção na jornada. Desta forma fui aprendendo a realizar um pequeno domínio sobre o meu centro mental e emocional, um princípio de paz. Assim eu comecei a desacelerar meus pensamentos, emoções e retirar as ansiedades do meu corpo físico. Depois eu fui conseguindo ficar sentado ou deitado por meia hora, quarenta minutos, ou mais, realizando uma prática de concentração e meditação.

Nesta natureza eu vejo que tudo tem seu preço!

Tem pessoas que são capazes de ficar dez anos juntando dinheiro para comprar um carro, ou vinte anos juntando dinheiro para comprar uma casa, ou a vida inteira se dedicando a um esporte, etc. Por conta da dedicação, continuidade, muitas conseguem seus objetivos, parcialmente ou totalmente.

Muitas pessoas podem ter vontade de despertar a consciência, mas, por qual motivo? Por uma curiosidade? Para se curar de uma doença? Para se livrar de um sofrimento psicológico?

O despertar da consciência é um trabalho sobre uma existência ou mais, considerando a possibilidade de termos várias existências. Eu comecei os trabalhos para o despertar da consciência por volta dos doze ou treze anos, estou há mais de trinta anos buscando me aprimorar nesta arte.

Se hoje eu me encontrasse, iria ajudar-me a alcançar em poucos anos o que levei tanto tempo. Quem conhece um caminho sabe ensinar atalhos! Mas de toda forma, não seria do dia para a noite, e precisaria me dedicar.

A consciência nos leva a plenitude em nossa relação com a nossa alma, em nossas relações com a natureza, com as pessoas, com a nossa profissão, com a sociedade. A consciência leva o ser humano ao auto-controle e a paz interior! Mas tem um preço!

Se você é uma pessoa muito acelerada, talvez se dê bem indo para um parque público, seguro, fazer umas caminhadas e se "auto-observar", para desacelerar a sua mente.

No próximo capítulo vou falar sobre a auto-observação, um primeiro exercício preparando para a Meditação.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário