domingo, 17 de março de 2019

Psicólogos e psiquiatras (Tristeza e Depressão) - cap.30

O carinho, quando puro, aquece com ternura a flor nos corações, e elas perfumam gratidão.

Cultivar a paz é semear o amor na natureza!

---------------------------------

Quando uma pessoa procura um(a) professor(a) de música e não possuem conhecimentos musicais para avaliar se o professor é um bom profissional ou não, precisa usar a intuição! 

É muito prudente buscarmos referências do profissional que estamos procurando, observarmos o comportamento desta pessoa, e buscarmos seguir a nossa intuição.

São muitos os casos de profissionais que são pessoas desumanas, ao invés de ajudarem podem piorar uma enfermidade.

Eu compreendo que o acaso não existe, se acabarmos caindo nas mãos de um(a) profissional ruim, isto não será acidente. Por isto, hoje eu semeio a prudência, para amanhã colher segurança. Talvez a minha prudência não surta efeito nesta existência, porque a minha imprudência do passado talvez tenha me feito ir de encontro com a dor neste presente. Seja qual for o destino que semeei e agora estou colhendo, vou seguir semeando um próximo futuro de saúde. Prudência, responsabilidade, sensatez.

A prudência é um gesto de amor para consigo e para com a natureza!

Depois de escolhermos um profissional, vejo como importante estarmos sempre observando a conduta desta pessoa, de forma reflexiva, atenta.

Se temos uma pessoa da família se tratando com algum profissional, se o estado psicológico desta pessoa estiver muito debilitado, é importante acompanharmos e ficarmos de olho na(o) profissional que esteja tratando do caso.

Consciência é lucidez, atenção, reflexão, intuição. Ela se mantém no seu estado de alerta, até mesmo ao lado da pessoa mais confiável do mundo, sua mãe, seu pai, seu ou sua companheira, quanto mais ao lado de um(a) profissional que esteja cuidando da sua saúde ou da saúde de alguém sob sua responsabilidade.

Um título, uma farda, uma profissão, não são poderes mágicos. Por trás dos títulos, profissões, fardas, se encontram apenas seres humanos com seus defeitos ou virtudes. Temos pedófilos, ladrões, farsantes, traficantes, e pessoas com todos os tipos de defeitos, em todas as profissões. Títulos, profissões, não transformam ninguém em santa(o)!

O mínimo que procuro em profissionais é a educação, gentileza.  Busco ver traços de humanidade, de humildade, o olhar atencioso, a escuta gentil, sinais de alma.

Vou ter que deixar a conclusão deste livreto para o próximo final de semana.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário