sábado, 16 de março de 2019

O ouro e o barro (Tristeza e Depressão) - cap.25

É mais fácil um rio levantar vôo do que o orgulho assumir um erro!

---------------------------------

O ouro é precioso porque é raro. O barro é vulgar, comum, está por toda parte. Para se chegar ao ouro, muito barro precisa ser removido!

Fiquei mais de dez anos desconstruindo em mim os egos viciados em futebol. Também foram mais de dez anos eliminando os egos viciados por televisão.

Para amar meu corpo eu levei muitos anos desconstruindo egos da gula. Primeiramente eu passei a beber refrigerantes de guaraná e parei todos os outros (não era fácil eliminar o vício por refrigerantes, então eu fiquei com o refri que achei menos prejudicial, depois foi mais fácil largar apenas este refri); depois eu passei a tomar apenas sucos, mesmos que artificiais; depois eu passei a tomar apenas suco de frutas; hoje em dia eu estou me educando para comer as frutas, aproveitando melhor suas fibras, ao invés de batê-las no liquidificador, e passei a tomar mais água. Hoje o líquido que eu mais bebo é água! Também na área da alimentação eu venho me educando para comer mais verduras e sem tempero, mastigar melhor os alimentos, eliminei uns 95% de alimentos industrializados, enlatados, processados, e diminui o consumo de carne vermelha. Ainda tenho muito o que mudar para ter uma alimentação saudável em amor ao meu corpo. Estou nesta luta há mais de vinte anos!

Já estou há mais de trinta anos buscando desconstruir os egos da ira, da impaciência, da intolerância, do orgulho e tantos outros.

É fácil chegarmos ao ouro da consciência? Se alguém consegue com facilidade eu admiro, eu particularmente só estou conseguindo resultados com muita luta, após tantos anos de exercícios!

O que são os egos? São farinha do mesmo saco! Sejam egos da luxúria, da cobiça, da ganância, do roubo, da mentira, ou qualquer outro.

Tem pessoas que acham que é frescura uma pessoa com depressão, penso eu que estas pessoas não tem a mínima noção do que são egos. São pessoas escravas de preconceitos inconscientes, pessoas viciadas em chocolate, viciadas em tantas coisas. Se algum de nós acharmos simples eliminar a depressão, sugiro que então eliminemos nossos egos com a mesma simplicidade! Eliminemos nosso vício por cerveja, eliminemos nosso vício por comer demais, eliminemos nosso vício por sermos preguiçosos, etc.

O ouro é raro porque é precioso, a consciência é o ouro na alma!

Temos bilhões de pessoas no planeta, e os fatos demonstram que a grande maioria está envolvida em egoísmos de todos os tipos, competições, vaidades, todos os tipos de egos, sem darem demonstração de que seguirão um caminho diferente. Estamos construindo uma humanidade estressada, ansiosa, destruidora da natureza, desumana... A depressão é um dos tantos problemas que nos afligem, muitos não saem da depressão, nem saem das drogas, nem saem dos ciúmes, nem saem da necessidade de se sentirem melhores que os outros, etc.

É possível desconstruir egos, é  possível nos livrarmos de todos os problemas que eles causam. Mas para este trabalho é preciso estratégias eficientes, vontade de mudar, e fé!

No próximo capítulo vou dar uma mensagem de ânimo!

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário