sábado, 16 de março de 2019

De grão em grão (Tristeza e Depressão) - cap.26

O orgulho é capaz de feitos fantásticos! Fala, escreve, faz faculdade, ganha prêmio Nobel, e durante todo este percurso continua preservando a sua natureza IRRACIONAL!

---------------------------------

A organização nos permite realizar mais, em menor espaço de tempo, gastando menos energia! A organização é a mãe da eficiência, da economia e da disciplina.

Eu costumo sugerir aos meus alunos que deixem o violão fora da capa, em cima da cama. Quando forem dormir terão que pegar o violão para tirá-lo da cama, neste momento digo para fazerem apenas dois minutos de exercício. Sim, apenas dois minutos!

Me perguntam: Professor, quanto tempo tenho que estudar? Uma hora por dia, duas horas? Eu respondo: dois minutos por dia!

Estou há dezoito anos dando aulas ininterruptamente, sempre peço para os meus alunos organizarem uma pasta com as músicas que já estão cantando e tocando e separarem outra pasta para a maioria das músicas que eles guardam por curiosidades. Conto nos dedos as pessoas que realmente conseguiram se organizar! Dezoito anos...

Se nos propomos a estudar trinta minutos, os egos reagem, a resistência se torna grande. Quando nos propomos há dois minutos, a resistência é bem menor, pois é muito pouco. Quando os alunos seguem a minha sugestão me dizem: Dá certo! Mas quando pego o violão acabo ficando dez, quinze minutos!

A questão é o começo!
Muitas pessoas não estudam em casa apenas pela dificuldade de terem que tirar o violão da capa! Imaginem a dificuldade em estudar trinta minutos por dia...

Em dois minutos diários é possível fazerem muitos exercícios e virem transformados para as próximas aulas! Isto é fato!

A força é uma energia que produzimos com a disciplina, organização e continuidade! É bom iniciar com pequenas doses, depois o corpo, a mente e o centro emocional vão se e educando para ordem, pra continuidade, e aí vamos aumentando a dose. Mas sempre começar do pequeno.

Temos vontade de desconstruir egos? Comecemos por desconstruir pequenas partes deles!

Eu comia um pacote de chocolate algumas vezes por semana, era um chocólatra! Substitui por uma barra de chocolate após as refeições, substitui por uma paçoca, substitui por uma bala, eliminei a bala! Isto levou vários anos! O ego do chocolate era muito forte, não tinha como derrubá-lo de uma vez.

Se temos vontade de desconstruir uma montanha, peguemos nosso carrinho de mão e comecemos pela base, aos poucos, não nos preocupemos com o resultado, apenas comecemos!

Já falei para minhas filhas e filho lavarem um ou dois talheres de louça, não precisam lavar toda a louça. Duas peças é pouco, mas se fizerem isto com constância vão se educar para a organização. "Água mole em pedra dura".

Tudo são energias, são condicionamentos. Os condicionamentos inconscientes são egos, os condicionamentos conscientes são disciplinas! Cada um faça a sua escolha, ser escravo de hábitos ou ser administrador de disciplinas!

Uma vida organizada é uma vida onde realizamos mais, descansamos mais, gastamos menos energia, economizamos e somos pessoas mais realizadas. Para desconstruir egos é necessário estratégias, organização, disciplinas.

Eu trabalho; cuido de casa; atendo em dois hospitais e uma escola pública (uma hora por mês em cada uma destas instituições); dou um curso de meditação gratuito (uma vez por mês);sextas, sábados e domingos escrevo e publico estes livros; esporadicamente faço campanhas e dou assistência para Asilos, Orfanatos, comunidades, etc. Faço um pouco de muitas coisas e uns cinco dias da semana eu tenho tempo de ficar de trinta a uma hora e meia relaxando ou meditando ou dormindo, de tarde.

A organização é maravilhosa, dentro dela cabe o sucesso!

Voltarei a escrever amanhã.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário