domingo, 24 de março de 2019

Estratégias para o despertar (Tristeza e Depressão) - cap.38

Desde que o amor pousou no meu Ser, o Sol em meus lábios transmutou-se em semente de eternidade: brota quando deito, brota quando acordo, brota na calçada, brota à beira-mar, flores sobre lágrimas, sobre a solidão.... Já não sei mais se sou vida ou primavera!

---------------------------------

A acidez enfraquece a imunidade e favorece a instalação de doenças.

Me educo para ser organizado, limpo e harmonioso, por dentro e por fora. Desta forma alcalinizo o meu interior e o exterior ao meu redor. Em um ambiente alcalino as doenças não se desenvolvem, e caso venham, o sistema imunológico fica saudável para combatê-las.

Um ambiente sujo, desorganizado, desordenado, é um ambiente ácido. Muitas doenças aparecem em um ambiente assim: mal estar, desânimo, tristeza, pessoas irritadiças, desentendimentos, críticas, etc.

Um ambiente harmoniosos é alcalino, saudável!
Busco manter a minha casa limpa, a minha cama organizada, a pia limpa, o banheiro limpo, meu guarda-roupas organizado. Mas não desejo resultados, pois os desejos produzem expectativa e ansiedades.

Os resultados não dependem de mim. As vezes eu não consigo manter a ordem, então relaxo e sigo a vida. Em outro momento eu terei condições de arrumar as coisas. Estou limpando a casa e uma prioridade aparece e tenho que interromper, a casa fica suja pois há algo mais importante a fazer.
A ausência de desejos pelos resultados me protege de criar o ego da "mania de limpeza". Sou limpo e organizado, mas não sou viciado em limpeza. Muitas vezes não consigo manter a ordem e então alimento a virtude da resignação, reflexão, serenidade e vida que segue. Quando der arrumo. E não fico cobrando e brigando com as pessoas por serem desorganizadas, sei o quanto é duro desconstruir egos, compreendo. A preguiça, a indisciplina, são egos.

Organização, um lugar pra cada coisa, cada coisa em seu lugar. Assim a vida fica fácil, fácil de achar as coisas, minha memória fica mais leve, sem ter que me esforçar para lembra onde estão as coisas, etc.

Ordem, realizar as tarefas na ordem de prioridades. O mais importante vou realizando primeiro.

Harmonia. Uma forma simples de estabelecer a harmonia é a limpeza, outra forma é a combinação das cores, das formas, um trabalho de produzir estética, produzir bem estar para os sentidos. Harmonizamos com perfumes, com plantas, com sons, com uma boa disposição dos móveis, etc. Minha casa pode ser simples, meus móveis podem ser pobres, mas tenho como manter a harmonia ali!

Uma forma eficaz de ajudar aqueles que morem com a gente, estejam com depressão ou qualquer outro problema psicológico, é mantendo um ambiente harmonioso, organizado, ordenado, limpo. Todos ficam bem neste ambiente. Deixo esta sugestão para quem tem vontade de ajudar familiares que estão sofrendo com a depressão, ajudar a manter a limpeza, a harmonia no ambiente.

Em se tratando de harmonizar meu ambiente, eu não espero que ninguém venha me ajudar, já cansei de ver meus egos brigando pela falta de colaboração. Se as pessoas são adultas, sabem o que devem fazer, se são crianças busco orientar de forma amorosa e ser paciente. Se não tenho apoio faço sozinho e hoje já consigo realizar com serenidade, mesmo que não colaborem comigo. A minha paz é muito valiosa para perdê-la em picuinhas.

Em um ambiente harmonioso muitos egos ficam sem alimento para suas discórdias, e fortaleço a minha alma para que ela siga no seu rumo para o despertar.

Vou escrever mais dois capítulos e encerrar este livro.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário