domingo, 3 de março de 2019

Alma, consciência, pensamento, emoção, corpo (Tristeza e Depressão) - cap.04

Os mistérios são o combustível que move a minha alma na busca pelo crescimento interior, mas também podem se tornar as pedras que me aprisionam se deles eu criar crenças, fanatismos.

---------------------------------

Com os sentidos físicos percebemos o nosso corpo físico com facilidade. Olhamos nosso corpo, tocamos nosso corpo, sentimos nosso corpo. 

Para perceber os pensamentos precisamos usar a consciência. É preciso desenvolver o sentido da auto-observação psicológica para observar os pensamentos e estudá-los. No início achamos que somos os pensamentos e compreendo que seja normal uma pessoa demorar um pouco para conseguir sentir a sua alma além dos pensamentos.
Enquanto achemos que somos os pensamentos não temos como observar os pensamentos. Um pensamento olhando o outro é um ego observando outro.

Para perceber as emoções o nível de consciência precisa estar ainda mais desenvolvido, pois elas são mais sutis que os pensamentos.

Quando a consciência de um SER consegue se desprender do corpo, dos pensamentos e emoções, e perceber a sua própria natureza, então começa a ter melhores condições de eliminar seus egos, defeitos psicológicos, e ir desenvolvendo o auto-conhecimento. A energia da consciência é mais sutil ainda que a energia emocional.

Uma pessoa consciente consegue compreender as atitudes movidas pelos egos, mas uma pessoa presa nos egos certamente terá dificuldades de compreender as atitudes geradas por uma pessoa consciente.

O corpo afeta o centro mental, que afeta o centro emocional, que afeta o estado de consciência de uma pessoa. Mas um pensamento pode ser o gerador de uma postura física e uma emoção. Ou uma emoção pode ser a geradora de um pensamento e atitude. E o mais raro é a consciência dominando o centro emocional, mental e o corpo físico.

Para estudarmos a tristeza e a depressão eu preciso fazer estes esclarecimentos iniciais.

No próximo capítulo vou fazer um relato sobre emoções enamoradas.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino

Nenhum comentário:

Postar um comentário