domingo, 8 de setembro de 2019

Os egos (O Perdão) - cap.02

As preocupações são uma carruagem carregando uma legião de egos do medo! Se eliminamos a carruagem os passageiros ficam sem destino. Mas é preciso eliminar também aquele que constrói as carruagens!

----------------------------------

Os egos que criam ressentimentos são como as memórias de movimentos que conduzem um carro.

Quando entro em um carro, o veículo é um "gatilho", estimula as minhas memórias de condutor de automóvel, e elas aparecem e eu as coordeno, determino quando vou dirigir, para onde vou, e quando vou parar. Quando dirijo permito que as memórias movam o meu centro motor.

Quando algum estímulo externo é um "gatilho", trazendo à tona as minhas memórias de um ressentimento, o ego em questão começa a agir em mim, como se estivesse dirigindo um carro. Mas, neste caso o ego dirige o meu centro mental, emocional e físico, gerando pensamentos ressentidos, emoções ressentidas e comportamentos ressentidos.

A memória motriz de conduzir um veículo é inofensiva, passiva. Eu a controlo, permito que se desenvolva, a interrompo. Mas, os vícios que eu criei ao conduzir um carro, hábitos, também são memórias, porém, são inconscientes, sem sentido, destrutivos.

Posso transformar memórias em vícios, neste caso estou criando egos.

As memórias são vivas, necessitam ser alimentadas. Quando não são alimentadas vão se desfazendo, morrendo. Se não praticamos matemática vamos esquecendo as fórmulas; um advogado que fica muito tempo sem advogar, vai esquecer as leis, aos poucos, etc.

Uma forma de eliminar os egos, que também são memórias, é tirando o alimento deles, enfraquecendo-os.

Estas reflexões servem para desconstruir os egos que produzem ressentimentos e também para todos os egos.

No próximo capítulo vou fazer um relato para exemplificar este assunto.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário