sexta-feira, 6 de setembro de 2019

As infiltrações (A colmeia, as infiltrações e o desmame) - cap.02

As virtudes são partículas de consciência, o rebanho é o amor, o pastor é a reflexão.

O lobo é o ego. Se o pastor estiver dormindo, as virtudes viram carne pra churrasco em uma sociedade carnívora por desejos!

---------------------------------

* desconstruir as "infiltrações".

Os egos se sustentam em "engrenagens", desconstruí-las. 


Os defeitos psicológicos se desenvolvem em associações onde outros tipos de egos fazem parte, para eliminar um é preciso desconstruir toda a engrenagem que o envolve e lhe dá sentido. A desconstrução se dá trabalhando sobre as várias partes e principalmente sobre as "infiltrações".

---------------------------------

Digamos que o "ciúmes" está me fazendo sofrer.

Para desconstruir o ciúmes eu preciso observar, refletir e compreender o funcionamento dos "apegos", compreender que o "sentimento de posse" é uma ilusão, compreender o "medo" da perda, compreender as bases da minha insegurança, compreender a minha baixa "auto-estima", etc.

O telhado está quebrado, acontecem as infiltrações e as paredes mofam. Não adianta eu pintar as paredes se não consertar o telhado, pois quando chover as paredes vão mofar novamente!

Eu não vou conseguir desconstruir os egos do ciúmes se não conserto o telhado! Se os meus ciúmes estão sendo alimentados pelos meus apegos, eu preciso compreender e eliminar estes outros egos, etc. Eu preciso trabalhar sobre toda uma engrenagem.

Em alguns casos, egos, precisamos trabalhar sobre as engrenagens, em outros egos podemos trabalhar nos detalhes específicos, como os exemplos que citei sobre os detalhes dos egos da ira, no capítulo anterior.

Cada pessoa é um universo com seus egos. Todos temos os egos da ira, do medo, as fobias, etc, mas estes egos podem se manifestar de formas diferentes em cada pessoa.
Os ciúmes em mim talvez tenham bases diferentes dos ciúmes em outras pessoas. O que em mim eu preciso trabalhar as engrenagens, em outra pessoa talvez seja diferente. Eu posso ter uma fobia que foi gerada por um problema na infância, outra pessoa pode ter a mesma fobia, porém que foi gerada por um acidente de trânsito, em idade adulta.

Em mim o orgulho pode estar muito forte e a raiva ser fraca, em outra pessoa talvez o orgulho seja pequeno e a raiva seja grande.

Os detalhes, as infiltrações e o desmame são situações reais para qualquer pessoa, mas cada pessoa vai usar estas técnicas de acordo com o seu estado psicológico.

Um(a) professor(a) pode nos dar o fruto do conhecimento, mas este fruto só vai alimentar a nossa alma se nós o mastigarmos! O trabalho de mastigar é com cada um.

Sugiro que "mastiguem" este capítulo, ele é apenas uma semente. Leituras e releituras reflexivas podem fazê-lo virar uma árvore e dar frutos! Tem muitos frutos pra sair daqui...

No próximo capítulo vou escrever sobre o desmame.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário