sábado, 7 de setembro de 2019

Conflitos nos relacionamentos (A colmeia, as infiltrações e o desmame) - cap.08

Fé, ausência de medo pela presença da luz interior.

----------------------------------

Sou um homem divorciado e minhas duas filhas e um filho moram comigo.

Desde que eram crianças, quando eu tinha algum desentendimento com elas eu ficava bem reflexivo. Sentia a necessidade de encontrar uma forma de ter uma relação harmoniosa com elas e ele. Os desentendimentos me faziam sofrer...

Foram muitos anos de convivência, muitas reflexões, e ainda continuam. Hoje o casal de gêmeos estão com 22 anos e a mais velha com 26 anos.

Aos poucos eu fui diminuindo a intensidade e a frequência das cobranças arrogantes. Mesmo havendo razão para cobrar, fui me educando pra ser gentil. Foram muitos anos de "desmame", desconstruindo aos poucos o vício de viver brigando por picuinhas.

Estabeleci pra mim uma filosofia de vida para muitas situações: "perder para poder ganhar". Em relação a várias situações familiares eu fui aprendendo a perder a minha razão pra preservar a amizade com as minhas filhas e filho.

Faz tempo que venho desconstruindo os egos que gostam de discussões, que disputam a razão. Faz tempo que não tenho atritos com minhas filhas e filho, e também não tenho desentendimentos com pessoas amigas ou desconhecidas.

Durante este processo as discussões foram se tornando cada vez mais fracas, até que foram eliminadas. Muitos anos de trabalho. Agora eu me educo para viver em estado de atenção permanente. O jardim pode estar florido, mas o jardineiro precisa fazer a manutenção diária pra que ele seja preservado. Se há descuido o mato volta a crescer!

As discussões nos relacionamentos são geradas pelas intolerâncias, ou impaciências, ou falta de resignação. São as bases que despertam a Ira.

No próximo capitulo eu vou concluir este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário