sábado, 14 de setembro de 2019

As competições (O Perdão) - cap 10

O Ser que tem olhos no coração, ao caminhar sobre a terra navega no interior de sua própria alma. Deparando-se com o céu estrelado fica deslumbrado com a grandeza do seu próprio infinito!

-----------------------------------

Desde muitos anos eu venho refletindo sobre as competições e não tenho encontrado sentido em praticá-las. Por este motivo eu venho trabalhando em minha vida para desconstruir as diferentes energias de competições.

Em toda competição alguém ganha e alguém perde. A pessoa que perde fica triste e cria uma situação fértil para nascerem energias de "revanchismo". O desejo de uma nova competição para se "vingar".

Todo desejo de vingança vem de uma energia ressentida.

Como vou desenvolver o potencial de perdoar se eu viver competindo? Criando desejos de revanches? Uma prática anula a outra! Não tem sentido. "Infiltrações".

Sigo desconstruindo os desejos de "estar com a razão" (competições intelectuais), parando de permitir que o meu centro emocional seja manipulado por meio de filmes que criam enredos onde eu sou estimulado a ficar com raiva de uns personagens e torcer a favor de outros, etc. Também venho me educando para não torcer em competições esportivas onde as equipes lutam pra superarem umas as outras, torcer em festivais de arte onde uns lutam para serem melhores que outros, etc.

No lugar das competições eu trabalho para colocar a energia da "cooperação". Nas cooperações todos saem ganhando, ninguém sai perdendo.

As competições estão muito relacionadas com os desejos do "orgulho" de estar por cima das demais pessoas. E o orgulho é um grande obstáculo para o perdão.

Compreendo que um dos caminhos para o perdão é a desconstrução dos desejos de competir em qualquer esfera, a desconstrução dos egos do orgulho, o despertar das virtudes de humildade.

Amanhã eu voltarei para concluir este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário