domingo, 15 de setembro de 2019

Continuando com as competições (O Perdão) - cap 11

O amor não tem sabor, não provoca desejos, deliciosamente puro, deliciosamente flor! 

----------------------------------

No capítulo anterior eu escrevi sobre a desconstrução da energia de competição e estou sentindo a necessidade de ampliar este assunto. 

Os seres humanos crescemos sendo educados para competir. Competimos nos esportes, nas brincadeiras, na escola, nas conversas, etc...  Em todos os relacionamentos, na família, entre amigos, no trabalho, acontecem várias formas de competição. 

* Competições para estar com a razão;

* Comparações diminuindo a outra pessoa e se valorizando, comparar o nosso desempenho, o desempenho do nosso time. O nosso ídolo é melhor, a nossa religião é melhor, etc;

* Por meio de críticas é muito comum rebaixarmos outras pessoas e desta forma nos colocarmos como superiores...

Nos filmes, novelas, programas humorísticos, por todos os lados vivemos assistindo competições, participando de competições, desejando ser melhor que outros, desejando ser um astro, um ídolo, etc.

Os nossos relacionamentos estão contaminados de brigas por picuinhas, disputas intelectuais, emocionais e físicas. Como desenvolver a virtude do perdão vivendo desta forma?

A energia da competição está profundamente enraizada em nossas almas, para mudarmos necessitamos de muita paciência, muitos exercícios diários. Aos poucos vamos eliminando estes hábitos de comportamentos. 

Sugiro muitas reflexões sobre este assunto.

No próximo capítulo vou escrever sobre a cooperação.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário