sábado, 21 de setembro de 2019

Fé, crenças, fanatismos ( Orações ) - cap. 02

A minha solidão se sentou na calçada e ficou olhando as estrelas... A lua veio e perguntou pra ela: Aonde você quer chegar, galopando sobre o ego para todos os lados?

-----------------------------------

Compreendo que a palavra "crença" nos educa para "acreditar no que não sabemos se é verdade". Acreditar é se educar para o fanatismo.

A palavra "confiança" traz consigo a necessidade de estarmos em estado de atenção, alerta. Quem confia sabe que a fonte da sua confiança pode desapontá-la(o). Como disse, fé pra mim é "confiança", portanto, a fé não me educa para ser fanático.

O fanatismo é o extremismo. Fanatismo por futebol, por política, por religião, por filosofia, por carros, etc. O fanatismo na espiritualidade tem vários aspectos, um deles são os dogmas. O dogma é uma verdade "absoluta", "inquestionável", "deve ser ensinado com autoridade". Vocês acham isto saudável?

Cada pessoa é livre pra fazer o que decida sobre a sua vida, até mesmo permitir que religiões ou pessoas lhes digam o que é certo ou errado.

As minhas convicções são minhas e outras pessoas podem se beneficiar delas, ou não. Compartilho os meus saberes oferecendo elementos pra reflexão e cabe a cada pessoa refletir sobre o que eu digo, e tirar as suas conclusões.

Com muita frequência eu enfatizo colocações do tipo: "compreendo assim...", "na minha percepção...", etc. Esta postura me educa para desconstruir a arrogância, a prepotência de me colocar como o dono da verdade.

Ainda tenho que me aprimorar no uso do verbo para torná-lo cada vez mais puro, estou em processo.

No meu despertar da consciência eu busco ser o dono do meu destino, o dono das minhas ações, a pessoa que determina o que é certo ou errado pra mim. Busco não ser seguidor de nenhuma divindade, de nenhuma pessoa, porém ser humilde e ouvir de forma respeitosa. Busco a minha liberdade.

No próximo capítulo vou fazer uma reflexão sobre a forma como as religiões demonstram estar "adestrando" seres humanos.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário