sábado, 14 de setembro de 2019

Amor ao inimigo (O Perdão) - cap 09

A poesia de luz é o namoro da emoção com a razão, ambos caminhando de mãos dadas, realizando a felicidade mútua de expandir os horizontes da consciência por meio da reflexão na busca pelas diferentes possibilidades de compreensão do próprio conhecimento íntimo!

-----------------------------------

Vou relatar novamente um acontecido que se deu comigo.

Certa vez, realizando um atendimento voluntário com a musicoterapia em um Hospital Psiquiátrico, após tratar de um homem, ele me abraçou e beijou meu pescoço. Recebi aquele gesto com sendo um agradecimento carinhoso.

Nas próximas vezes que fui ao hospital ele não estava, havia recebido alta.

Depois de algumas semanas, quando eu estava no mesmo hospital, me deparei com aquele homem, havia sido internado novamente. Ele me olhou e disse: "Você é mau! Eu sou Hitler!"

No pátio estavam os seguranças e o pessoal da enfermaria por perto. Aquele homem não era agressivo. Ele ficou parado em um canto e de vez em quando me lançava um olhar, enquanto eu dava atendimento para outras pessoas com diferentes enfermidades psiquiátricas.

Naquela circunstância eu permaneci completamente sereno, não havia nenhum motivo para eu me alterar. Há sentido em ficar com raiva de uma pessoa que está com uma enfermidade mental?

Qual o sentido de ter raiva de qualquer SER que tenha atitudes prejudicando outros seres?

Qualquer SER que pratique maldade com outro SER, está desequilibrado, em maior ou menor grau. Para estas pessoas nos resta compaixão. E devemos agir, sempre que possível, chamando uma autoridade, a polícia, o bombeiro, etc. Ter compaixão não significa que vamos ficar de braços cruzados enquanto uma pessoa desequilibrada produz destruição ao redor.

O ego é uma doença, quando deixamos os egos agirem em nós, estamos doentes!

Amor é consciência, ou seja, um conjunto de virtudes. Paciência, tolerância, serenidade, humildade, perdão, desapego, simplicidade, gentileza, justiça, etc. Cada qual atuando de acordo com a situação. Amor ao inimigo significa tratá-lo com consciência.

No próximo capítulo vou fazer algumas considerações para depois concluir este livro.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência" e os outros que estão sendo escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário