sábado, 24 de dezembro de 2016

Igrejas (Krisnha, Buda e Cristo) cap.16

Qual o sentido de templos suntuosos para pregar um evangelho que orienta para o amor, simplicidade, em uma sociedade onde temos tanta pobreza, tantas pessoas sem terem onde dormir, o que comer, doentes sem médicos?

Na minha compreensão as igrejas deveriam ser de propriedade dos seus frequentadores e seria bem sensato que elas fossem transformadas em hospitais e seus fieis se tornassem enfermeiros e não tivessem que repassar dinheiro para o Vaticano.

Seria muito bom diminuir o tempo dos discursos e os fiéis se organizarem para visitar os hospitais, os pobres, fazerem mais gestos de amor e ficar menos tempo rezando. Não seria interessante? Seriam grupos grandiosos saindo às ruas para ajudar a melhorar nossa sociedade.

Os religiosos somos pessoas buscando o amor, buscando a paz, buscando a verdade, todos somos seres maravilhosos. Me parece que alguns de nós aproveitamos da ingenuidade dos demais e criamos sistemas para explorar a fé alheia.

Existem muitos grupos dentro do catolicismo e de outras instituições religiosas que fazem trabalhos muito bonitos ajudando enfermos, pobres, inválidos, idosos, etc. Não acho certo acabar com estes trabalhos, estes ambientes são muito importantes para estas pessoas, para as que ajudam e para as que são ajudadas. Muitas instituições religiosas ajudam viciados em drogas a se recuperarem, confortam pessoas desamparadas pela sociedade em geral, etc.

Não combato nenhuma instituição religiosa, reflito e sugiro que tiremos a inconsciência destas instituições, que as modifiquemos. Acho certo as instituições religiosas se respeitem, que uns não busquemos ser melhores que outros.

No próximo capítulo falarei sobre o sacerdócio.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário