sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Cuidados com o fanatismo ( Exercícios Para Transmutar o Ego em Flor ) cap.129

Quando o outro Ser estiver vulnerável é o momento de oferecer ajuda, proteção. O ego espreita as fraquezas alheias para golpear.

---------------------------------

Em muitas circunstâncias caí no fanatismo de envolver as pessoas no meu trabalho psicológico. Este fanatismo também é um ego, na verdade existem várias manifestações, tipos diferentes deste ego.

Um tipo muito comum de fanatismo é achar que os outros precisam conhecer nossa verdade e desejar impor nossa percepção, desejar converter as pessoas para seguirem nossas ideias. Outro hábito é criticar as atitudes das outras pessoas, ficar apontando erros nos demais.

Depois de ter errado bastante neste sentido estou aprendendo a respeitar as pessoas. Fico em silêncio com relação ao meu trabalho interno, ninguém precisa saber o que estou fazendo.

Outro ego que também aparece é o desejo de que os outros vejam as virtudes que estamos desenvolvendo, vaidade, e o orgulho por se achar uma pessoa boa, etc. Também surgem os egos da mitomania, começar a ter fantasias de ser a encarnação de um ser divino, etc.

Quando começamos a trilhar o caminho do despertar da consciência muitos defeitos vão aparecendo, já estão dentro da gente. Onde foram criados? Tivemos outras existências? 

Com a auto-observação psicológica vamos identificando estes defeitos psicológicos e podemos refletir sobre eles, compreendê-los, tirar o sentido dos mesmos e eliminá-los.

---------------------------------

Na escola de auto-conhecimento onde tive as primeiras orientações sobre o ego, aprendi sobre o respeito ao livre arbítrio, convidar por umas três vezes, depois não insistir.

Algumas vezes comento algo sobre o despertar da consciência com alguém, mas se percebo que a pessoa não se interessa pelo assunto eu não insisto.

Escrevo estes livros e os deixo disponíveis, só conheço cinco pessoas que dizem estar lendo, mais ninguém. Há um certo tempo venho exercitando o "não desejar" resultados, apenas fazer a minha parte.

Amanhã volto a publicar.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook : A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário