sábado, 30 de maio de 2020

Elogios (Vaidade) cap.19

O tempo é um artista presente, seus quadros retratam porções do infinito.
............

Uma  pessoa que gosta de cantar e por não ter um preparo canta desafinadamente e fica feliz, está fazendo o seu melhor e merece aplausos! Uma pessoa que tem dificuldades com matemática e teve a sua auto-estima abalada por críticas, merece atenção, respeito, carinho. Todas as pessoas, com habilidades incríveis ou com limitações severas, todas são maravilhosas!

Quanto mais profunda se torna a minha compreensão do valor da vida em todos os seres, mais eu percebo o valor do SER que há em mim! E por este motivo vou necessitando cada vez menos de elogios.

Quanto mais eu retiro de mim as inconsciências que ridicularizam outros seres, as piadas ofensivas, as comparações maldosas, a necessidade de me sentir melhor que outros seres, mais eu vou me sentindo uma pessoa que se aproxima da sanidade espiritual, uma pessoa de valor. Por este motivo, por aprender a respeitar e amar as pessoas, independente de reconhecimento ou não, sinto-me um SER divino, e por isto os elogios não estão fazendo muita diferença, e as ofensas também estão perdendo o valor.

Quando eu perceber que alguém necessita de um elogio, eu certamente o farei, de forma carinhosa e sincera, pois tenho motivos de sobra pra elogiar quem quer que seja por estar fazendo o melhor que pode, dentro de suas condições.

Muitas pessoas necessitam de elogios pra desenvolver a sua auto-confiança, para se auto-afirmarem, para melhorar a auto-estima. Nestes casos os elogios são ações curativas e amorosas.

A vida é dual e por isto os elogios podem ser usados de forma consciente ou inconsciente, podem alimentar os egos da vaidade e outros, ou alimentar a alma. As correções também podem ser feitas de forma consciente, com serenidade e respeito.

No próximo capítulo vou escrever sobre a arte de viver sem alimentar os egos da vaidade.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmailcom

Nenhum comentário:

Postar um comentário