sábado, 23 de maio de 2020

A idolatria e a vaidade (Vaidade) cap.08

A frase "silêncio interior" produz um som com significados indicando a ausência de significados, ausência de sons, ausência de palavras... ALMA!

............

Me agradam os espetáculos onde a arte é o foco do êxtase e não uma pessoa. Quando eu subo no palco e consigo ser consciente de que estou ali para ser um instrumento de alegria para quem está me assistindo, então deixo de alimentar vaidade.

Todas as pessoas famosas são apenas pessoas, pessoas que vão ao banheiro fazer as necessidades, pessoas que adoecem, que choram, que vivem momentos de alegria e tristeza, que tem seus momentos de segurança e de fraqueza... Apenas pessoas.

Durante muitos anos eu idolatrei pessoas, líderes nas religiões, na política, na arte, na ciência, etc. Depois de muitos anos refletindo, desconstruindo inconsciências, estou aprendendo a retirar estas fantasias da minha vida.

As pessoas que se tornam ídolos podem usar a idolatria das(os) fãs para enriquecerem e para se envaidecerem. Os ídolos sabem algo da vida de quem os idolatra? Estão preocupados com o bem estar do coletivo? Estão dispostos a ter uma vida de simplicidade e usar a sua riqueza para ajudar as pessoas menos favorecidas? Há consciência em quem fica em um trono às custas das energias das massas?

Todos os seres na natureza são maravilhosos! Uma formiga não é menos importante do que Buda, nem o Cristo, nem Krishna. Compreendo que ser consciente é dar o mesmo respeito para os seres ditos divinos, para as borboletas, para um mendigo, para tudo e para todos. 

Uma ferramenta que muito uso para desconstruir os egos é a reflexão, ela me leva a compreensão que transforma as minhas ignorâncias em consciência.

Não escrevo para criticar as pessoas que demonstram estar presas nas necessidades dos egos da vaidade, escrevo para exercitar o despertar da minha consciência. 

Eu tenho vontade de desconstruir os meus egos da vaidade porque vejo que eles não tem sentido.

No próximo capítulo vou escrever os motivos pelos quais eu venho parando de idolatrar pessoas.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário