domingo, 1 de outubro de 2017

Buda, Krishna, Cristo (A Consciência) - cap.83

O amor, em poesia, sintetiza na gota a luz do Sol e a deposita carinhosamente sobre o olhar das almas, feita um colírio fraterno para iluminar os corações!

--------------------------------

Confio que estes três seres tenham existido, assim como muitos outros que são considerados "iluminados". Mas, não confio que todos os ensinamentos que são atribuídos a eles, realmente tenham sido entregues por eles.

Não questiono estes três seres iluminados, pois não sei o que realmente ensinaram. Tenho certeza que nas várias traduções e transcrições muito dos ensinamentos deles foram adulterados.

Se estes seres são filhos de um criador, logo, são nossos irmãos. Se a força criadora da natureza é amor, então não discrimina de forma inconsciente e não dá preferências a um, dois ou três de seus filhos. Uma mãe e pai que tenham amor consciente não vão dar melhores condições para uns e não para outros. Assim o compreendo.

Digamos que eu seja um irmão mais velho e os mais novos venham me dizer: irmão, você o filho amado de Deus, você é o nosso salvador, o mais sábio, nós o adoramos e vamos segui-lo... Então eu respondo: posso ter mais experiência por ter mais idade, mas não vejo como certo que vocês sejam meus seguidores. Cada um constrói o seu saber e para tanto precisa experimentar, viver, acertar e errar. Estou do lado de vocês mas minha função é auxiliar para que sejam independentes, responsáveis pelos próprios atos e se tornem livres de mim.

Eu compreendo a educação que nossa humanidade criou em relação aos seres iluminados, depois de muitos anos refletindo mudei por completo a minha percepção a respeito.

Buda, Krisnha, Cristo, são irmãos e não vou atrás deles para sobrecarregá-los com pedidos para que cuidem de mim. Imagino que eles chegaram a um nível de consciência e agora podem seguir estudando em outras dimensões, outras escolas que eu não imagino como sejam.

Não vejo como consciente ficar dependente destes seres e não fazer nada para caminhar com as minhas próprias pernas.

Como pai eu crio meus filhos para que se tornem independentes de mim, para que caminhem com seus próprios pés. Isto para mim é o amor, educar para a liberdade! Para que depois estes filhos façam os mesmos com seus próprios filhos e assim alimentem o infinito na natureza.

Busco a consciência e a vejo como o amor. Não vejo problema em idolatrar um ser iluminado, desde que eu idolatre também a formiga, o cachorro, o ar, o sol, a terra, os justos e os injustos, a tudo e a todos! Vejo Deus em tudo e em todos, a todo instante, vejo Buda, Krishna e Cristo em cada olhar, em cada inseto, em cada estrela!

Consciência pra mim é buscar um Ser mais elevado que todos os outros e o mesmo amor que dedico a Ele, dedicar para todas as demais criaturas, até mesmo as que vivam no inferno, se é que existe este lugar. Eu não vejo sentido em adorar um Ser e não adorar os demais, ou adoro a todos ou não adoro a nenhum. Isto pra mim é amor!

Me encontro com Deus, Buda, Krishna, o Cristo e tantos outros, todos os dias. Eles estão nos mendigos, nos ladrões, nas prostitutas, nos políticos corruptos, nos virtuosos, estão nos pássaros, estão nas pedras do caminho, são o caminho! Em cada lugar eles estão me dando ensinamentos, me permitindo viver experiências, acertar e errar, ter prazer e dor, saúde e doença, etc. Aos poucos estou aprendendo a me relacionar com estes seres divinos quando vou tirando de mim o egoísmo e ajudando os enfermos, os inválidos, ajudando a sociedade a se curar de suas enfermidades psicológicas, quando paro de criticar e condenar os que erram e passo a falar com educação procurando ajudá-los a melhorarem.

Todos os que estão ao nosso redor nos oferecem oportunidades para aprendermos a despertar a consciência, ou para criarmos egos e nos afundarmos na inconsciência.

No próximo final de semana farei mais reflexões sobre estes seres iluminados.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário