sábado, 7 de outubro de 2017

Aplaudindo a própria destruição (A Consciência) - cap.88

AOS PÉS DO MESTRE

Sentei-me aos pés do Mestre, senti a presença do SER...
Um corpo perfumado pela própria essência interior!

--------------------------------

Não bato palmas para nenhum dos países desenvolvidos, nenhuma potência mundial. Todas elas se mantem no topo às custas da pobreza do mundo, bater palmas para isto é bater palmas para a loucura humana, assim o compreendo.

Para mim a lucidez se apresenta quando uma pessoa, ou cidade, ou estado, ou país, auxilia os menos favorecidos dentro de suas limitações. Se esforça para que todos estejamos bem, em equilíbrio, em harmonia. Quando abre mão de seus luxos para abraçar a simplicidade e usar de seus recursos para socorrer os menos favorecidos.

Por esta visão eu não bato palmas para astros do mundo artístico que desfilam uma vida de ostentação, nem para  astros dos esportes, ou personalidades do mundo da ciência, política, ou intelectuais renomados, etc.

Um grande jogador de futebol está ganhando um salário monstruoso. Acumulando sua riqueza está alimentando a pobreza, sendo um dos causadores da miséria no mundo. Sozinho este astro faz mais estragos na sociedade que muitas empresas juntas. Este astro faz uma pequena campanha solidária para prestar auxílio social... Com sua campanha altruísta, em cada mês este astro ajuda a sociedade em dois por cento enquanto neste mesmo mês este astro faz um prejuízo de noventa e oito por cento! Onde está o amor? Fazer caridade para melhorar a sua imagem pública? Um gesto de amor do tamanho de um grão de feijão para ocultar os estragos que o egoísmo faz do tamanho de um elefante? Se em um mês eu destruo noventa e oito por cento da sociedade e construo dois por cento, em pouco tempo eu terei levado milhares à miséria...

Dentro da minha compreensão vejo muitos problemas na espiritualidade, parecidos com esta situação que mencionei acima, porém, em perspectivas diferentes. Sinto que estou abrindo meus olhos e não tenho mais vontade de ficar aplaudindo situações destrutivas dentro do universo da  espiritualidade, política, artes,etc.

No próximo capítulo farei uma reflexão curta sobre o Buda.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário