sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Complemento sobre a Ayahuasca (A Consciência) - cap.94

Jardineiro se vai
Alegria no céu
Morrendo espinhos
Renascendo em flor!

--------------------------------

Antes de seguir com o tema "Consciência e Espiritualidade" sinto a necessidade de fazer uns complementos.

Não aconselho o uso da Ayahuasca para não jogar esta responsabilidade sobre as minhas palavras, mas peço que este gesto não seja interpretado como um ataque a Ayahuasca. Faço isto porque percebi, de acordo com a minha compreensão, pelas experiências de vida que tive, que a Ayahuasca é diferente das demais instituições voltadas para a espiritualidade.

Ir a um culto em uma Igreja Protestante, a uma atividade em um Centro Espírita, a uma atividade em um templo Budista, a uma missa em uma Igreja Católica, a uma atividade em um Centro de Umbanda, a uma atividade em uma escola de Autoconhecimento, etc, não se comparam (na minha percepção) com uma atividade em um grupo que comunga a Ayahuasca. A atividade com a Ayahuasca, pelo que vivenciei, é um contato direto com o mundo da magia e pode ser uma experiência muito forte.

Se eu fosse um dirigente de um grupo de Ayahuasca sinto que teria que ficar muito atento com as sérias responsabilidades que teria. Provavelmente iria consultar se a pessoa toma algum remédio controlado, se tem antecedentes com distúrbios psicológicos, pediria consentimento pra falar com a família, não permitiria menores de idade, pediria pra pessoa ficar um tempo fazendo entrevistas e buscando conhecer a estrutura psicológica da pessoa e se depois de tudo isto fosse autorizar o uso, iria administrar doses bem pequenas para a pessoa se familiarizar, observando as reações. Não sei se os grupos de Ayahuasca usam de procedimentos parecidos.

Vou dar um exemplo que talvez me ajude a demonstrar o que tenho vontade de demonstrar. Eu como professor de música tenho uma responsabilidade sobre a vida dos alunos, posso influenciar certos comportamentos. Eu como um médico cirurgião tenho responsabilidades bem maiores sobre uma vida, pois esta vida pode vir a morrer em minhas mãos!

Sobre os efeitos das religiões e outras instituições voltadas para a espiritualidade, comparados com os efeitos da Ayahuasca, digo que as demais são professores de música (não digo isto para ofender, falo com respeito), a Ayahuasca seria como um médico, pode gerar facilmente experiências diretas com o mundo da magia e os reflexos podem alterar rapidamente e de forma significativa uma vida. Os efeitos podem ser muito positivos, mas também podem ser muito nocivos.

Posso estar equivocado, mas é esta a compreensão que tenho no momento, por isto não aconselho a Ayahuasca. Se alguém tem vontade de buscar conhecer, que não seja influenciado pelos texto que escrevo. Também percebi que a Ayahuasca por si só não me levou ao despertar da consciência, foi um complemento, me permitiu ter contato com realidades que eu não conhecia, ajudou-me a desenvolver certa sensibilidade. Parece-me que uma pessoa pode ficar a vida inteira tomando a Ayahuasca e não compreender seus egos e nem eliminá-los. Estarei certo ou errado? Falo baseado nas experiências que tive e na minha compreensão. Como sempre digo, vejo que o saudável é cada um buscar suas verdades, apenas dou referências. Não estou falando pelo que alguém me disse, eu vivi as experiências, entretanto, mesmo assim estou falando das minhas verdades, compartilhando.

Para alguns a Ayahuasca pode ser como um chocolate, depois que provamos, podemos ficar com lembranças doces e depois ficarmos dependentes psicológicamente. Fisicamente ela não gera dependência, segundo declarações da medicina que autorizaram o uso, mas vejo  que psicologicamente tudo pode gerar dependência, uma pessoa, um animal, um comportamento, etc. De certo que muitas pessoas estão dependentes da Ayahuasca, outras dependentes do Catolicismo, outras dependentes do espiritismo, etc. Eu também posso me tornar dependente das minhas filosofias! Cabe a mim não criar egos sobre o despertar da consciência. 

No capítulo seguinte farei novamente agradecimentos para os elementais da Ayahuasca, por intermédio das pessoas que me permitiram ter as experiências que muito me amadureceram para o universo da magia, neste contexto. 

Fraternalmente,

Ulisses Higino

www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário