sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O Espiritismo (A Consciência) - cap.96

A foto é uma imagem
A vida uma paisagem
A ilusão é fantasia
A verdade... 
Ora se veste de espinhos, noutras horas é a flor, em poesia!

--------------------------------

Compreendo que o Espiritismo não é o criador dos fenômenos espíritas. Os fenômenos fazem parte da natureza, existem desde que os seres existem.

Allan Kardec foi um estudioso que registrou suas descobertas em livros, porém, antes dele muitos outros estudiosos trataram dos fenômenos de natureza espiritual e deixaram registros em culturas antigas. Reencarnação, Karma e Dharma, viagem astral e outros fenômenos desta natureza estiveram presentes na história da humanidade, muito antes do Espiritismo sonhar em existir. Nenhuma instituição monopoliza estes fenômenos, eles fazem parte da natureza.

Muitas vezes faço menção a possibilidade de termos outras existências, a possibilidade de existir o Karma e o Dharma, etc, mas eu não sou espírita e estes assuntos não são espíritas, são fenômenos naturais.

Os livros espíritas me ajudaram, na adolescência, a semear em mim as virtudes da alma, como a paciência, o perdão, a compreensão, etc. Estes livros, naquela época, agiram em mim de forma mais eficiente do que as religiões que tive contato. Apenas li os livros, não participei do Espiritismo. A minha natureza se identificava mais com aquela linguagem. Sei que outras pessoas tem naturezas diferentes e se dão melhor em outras instituições.

Na minha percepção os mesmo fenômenos tratados dentro do espiritismo estão dentro do Catolicismo, dentro das Igrejas Protestantes, dentro dos Centros de Umbanda, dentro de todas as outras instituições, porém são tratados com nomes diferentes em cada instituição. Uns falam e ouvem espíritos, outros falam e ouvem anjos, outros falam e ouvem os orixás, outros falam e ouvem deuses mitológicos, etc. Vejo que há mediunismo por todos os lugares, mas os nomes mudam.

Apesar de ter sido beneficiado pelos livros espíritas e outros de outras instituições, tratando dos mesmos assuntos, hoje em dia eu vejo problemas nestas questões e faço reflexões sobre eles, me abrindo para ser questionado.

Continuarei escrevendo amanhã e farei reflexões sobre o Mediunismo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário