domingo, 8 de outubro de 2017

O Xamanismo (A Consciência) - cap.92

Há uma brasa dormindo em meu corpo, recolhida pelo frio da vida... Cobriu-se na manta de sonhos e perdeu-se no escuro da ausência do SER que sou.
Quando esta brasa lembrar da sua natureza-fogo terá encontrado o conforto do Sol que dissipa as nuvens negras das ilusões.

--------------------------------

Conheci a prática Xamânica de manipular as plantas "Chacrona" e "Mariri", fazendo um chá com o poder de alterar as percepções. Tive a oportunidade de participar de alguns rituais com este chá, conhecido como Ayahuasca.

Experimentei o poder deste chá, despertando um certo nível de clarividência e me permitindo ter conhecimentos espirituais que não tenho como descrever. Entretanto percebi que é uma prática delicada.

Comecei a enveredar para o caminho do fanatismo, como se estivesse montando em um cavalo chucro, depois pude dominar as rédeas e me afastei destas práticas.

Não frequento nenhum grupo que realiza estes rituais, as minhas experiências foram poucas e já faz um tempo. Antes de fazer estas atividades eu pesquisei sobre estes elementos e me certifiquei que alguns órgãos da área de saúde legalizaram este chá, depois de pesquisas científicas onde determinaram que não são nocivos para a saúde e não produzem vício.

Fiz uma pequena investigação conhecendo três grupos e soube um pouco mais sobre o Xamanismo por meio de conversas com pessoas conhecedoras e por meio de leituras.

O que observei é que as experiências espirituais que cada indivíduo tem, provavelmente estão relacionadas com o mundo interior destas pessoas. Eu não tive percepções sobre o mundo espiritual coletivo ou sobre o mundo interior de outras pessoas, apenas tive contato com a minha própria alma e alguns fenômenos que provavelmente são partes do meu próprio SER. Não vi diferentes pessoas vendo os mesmos fenômenos, assim como acontece quando saímos em uma rua e todos vemos as mesmas casas, carros, plantas, etc. Por este motivo percebi que estas experiências são perigosas!

Digamos que eu tenha contato com alguns fenômenos espirituais, entretanto meus egos podem me fazer ver de forma distorcida. É como se eu estivesse vendo através de óculos com as lentes embaçadas. Além da possibilidade da visão estar distorcida ainda tem o fato da minha capacidade de interpretação ser limitada, pouca ou nenhuma intuição. Muitas pessoas, sobre o efeito do chá, podem produzir fantasias e acreditar que são verdades espirituais.

Observei que os grupos Xamânicos tem muitos integrantes, cada um provavelmente entrando em seu universo interior, com diferentes percepções metafísicas, abstratas. Se um líder der orientações enquanto as pessoas estejam sobre o efeito do chá, muitas fantasias podem ser criadas, baseadas nas palavras do orador. Ficou claro pra mim que a consciência pode atuar e ter ricas experiências, mas os egos também agem e por meio do estado de consciência alterado, pelo chá, acabam criando muitas fantasias que podem ser perigosas, gerando muitos fanatismos.

O que me chamou a atenção foi o fato de que a consciência fica inalterada, mas o corpo fica vibrando em uma energia incomum. O tempo todo eu sabia quem eu era, onde estava, com plena noção do espaço/tempo. 

Em mim o chá produziu uma amorosidade encantadora e soube que o mesmo acontece com outras pessoas.

Respeito os grupos da cidade que praticam o Xamanismo, mas não aconselho que os procuremos. Ficou claro pra mim que uma pessoa pode se perder com estas práticas e ficar anos tomando o chá sem ter transformações internas, sem eliminar os egos.

Conheci casos próximos de líderes Xamânicos que se fanatizaram e conduziram várias outras pessoas dentro do fanatismo que criaram. Com o tempo foram desmascarados por alguns, pelas incoerências que acabaram cometendo.

Talvez algumas tribos indígenas tenham sabedoria para lidar com o Xamânismo, não vejo isto acontecendo nos grupos urbanos. Pelo pouco que aprendi a respeito, não recomendo o uso da Ayahuasca. 

Tive poucas experiências mas foram muito fortes, corri o risco de ter a minha estrutura psicológica prejudicada. 

Cada um é cada um. Se alguém se acha capaz de entrar no Xamânismo, sugiro que pesquise bastante antes de ter as experiências. Que procurem informações com pessoas que já tiveram experiências boas e ruins. Que procurem as informações dos órgãos competentes, pra saber se ainda está mantida a posição do governo autorizando o uso.

Nas minhas pesquisas eu descobri muitos casos de fanatismos envolvendo a Ayahuasca.

No próximo capítulo farei mais algumas reflexões sobre o Xamanismo e depois falarei sobre o Espiritismo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário