domingo, 15 de outubro de 2017

O Espiritismo e a caridade (A Consciência) - cap.101

A ofensa suja a minh'alma ofensora!

--------------------------------

Pela minha percepção o Espiritismo é um grande exemplo de uma instituição que pratica a caridade. Me parece que muitas pessoas foram e continuam sendo amparadas por ações de grupos espíritas. Mendigos, doentes, inválidos, etc.

Considero a caridade como um complemento fundamental para o trabalho do despertar da consciência, mas vejo que a caridade em si não desperta a consciência. Compreendo que uma pessoa pode ficar a vida inteira fazendo caridade e não despertar a consciência, entretanto, se uma pessoa despertar a consciência, me parece que a consciência a levará a ser uma pessoa caridosa.

Para o despertar da consciência eu sei que é necessário que eliminemos os egos, pois a consciência são virtudes. Eliminar a ira para o despertar da mansidão, eliminar o orgulho para o despertar da humildade, eliminar o ciúmes para o despertar do desapego, etc. A caridade não elimina egos, a eliminação dos egos é um trabalho psicológico que requer uma ciência e é feito no dia a dia, em nossas vidas.

Além da caridade, outro aspecto que acho muito louvável no Espiritismo é a simplicidade das instalações e a simplicidade no comportamento dos espíritas. Pelo menos esta é a impressão que me passaram.

Os Centros Espíritas que tive a oportunidade de conhecer possuem instalações simples, nada de suntuosidade, nada de grandiosidade. Acho isto admirável!

No próximo capítulo farei mais reflexões sobre os fenômenos espirituais.

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário