sábado, 28 de outubro de 2017

Efeito placebo (A Consciência) - cap.119

A impaciência é um cacto que lança os espinhos da raiva. Este cacto nasce no coração deserto de amor e a alma sufocada pelos próprios espinhos vive revoltada...

--------------------------------

As pessoas que tem acesso a internet, sei que não são a maioria, podem fazer muitas pesquisas sobre o efeito placebo.

(  Acabei de ver uma estimativa de que mais da metade da população mundial não tem acesso a internet. Lamentavelmente meus livros não podem chegar a muitas pessoas, mesmo sendo gratuitos... )

Digamos que uma pessoa recebe um medicamento e lhe dizem que este é um remédio poderoso para curar a sua enfermidade, entretanto dão para esta pessoa um comprimido sem nenhum poder curativo, apenas uma pílula contendo um pouco de qualquer substância neutra. 
A medicina faz estes testes para avaliar o poder de cura da mente dos próprios pacientes. Este é o "efeito placebo".

Quando criança eu sofri ataques do ego do "medo". Durante os ataques meu coração acelerava, suava frio, etc. Todo o meu metabolismo se prejudicava. Entretanto, nada era real, tudo eram fantasias do ego do medo. A mente tem um grande poder de alterar o metabolismo, de criar doenças e de produzir curas, eu não tenho duvidas disto.

As mudanças no meu metabolismo também podem ser provocadas por estímulos externos variados. Vocês já viveram as circunstâncias onde alguém boceja perto de vocês e de repente vocês também sentem vontade de bocejar? 
Quando criança me lembro de terem comentado sobre piolho e a minha cabeça começar a coçar!

Nosso estado emocional pode gerar vários tipos de doenças, disto eu não tenho dúvida, o nosso estado mental também. Em breve vou relacionar estes assuntos com a Fé.

Para complementar este capítulo vou refletir um pouco sobre o fenômeno que chamo de "espelhos", o farei no próximo capítulo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário