sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Parábolas e Simbologias (A Consciência) - cap.84

PRIMAVERA

Com licença, linda primavera
Venho fazer uso da tua magia
Segues, jardineira, a florescer a terra
Eu, almas floresço, as beijo em poesia

--------------------------------

Os seres humanos somos muito criativos e esta criatividade pode ser usada pela consciência ou pelo ego. 

Uma parábola ou mensagem por meio de símbolos, na minha compreensão, elitiza um ensinamento. Se uma pessoa usa uma linguagem muito rebuscada, técnica, cheia de palavras incomuns, esta pessoa será entendida por poucos. Quando falamos com simplicidade atingimos a todos, inclusive as pessoas eruditas. O que é mais inteligente? Falar para poucos ou falar para muitos? Na minha compreensão é mais inteligente e amoroso falar para todos. Respeito as pessoas que valorizam a erudição e se sintam realizadas se expressando de uma forma que precisamos usar um dicionário para entendê-las.

Uma linguagem simples, com o passar dos séculos, sofre adulteração durante as várias traduções e transcrições. O que dizer dos livros sagrados? Se uma linguagem simples se adultera, o que dizer das mensagens cheias de parábolas e símbolos?

Muitas vezes eu escrevi por meio de parábolas, nas poesias ou textos reflexivos, mas se for possível vou revisar meus textos antigos e simplificá-los. Quando o fiz tinha outra percepção das coisas.

Em uma escola de autoconhecimento que frequentei aprendi a interpretar esta frase bíblica: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". O significado, pelo que me lembro, é que o Cristo no interior de cada ser é o caminho, a verdade e a vida. É preciso cada pessoa encarnar em si o Cristo, amor, para que ele salve. Naquela época, quando frequentava a escola que mencionei, achei muito interessante e sensata a interpretação. Hoje eu tenho uma compreensão diferente e vou escrever sobre isto no próximo capítulo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário