domingo, 16 de abril de 2017

O Espiritismo ( Cristo ) - cap.10

Escrevo porque o verbo em mim é verso
Cristalino que espelha
Luz que vem do coração

Escrevo porque o Sol comigo prosa
Me renova revelando
As belezas lá do céu

Escrevo porque a vida pulsa rima
E a verdade nela chama
Ego-lenha a incendiar 

Escrevo porque a alma-poesia
É rainha soberana
Neste reino veio amar!

--------------------------------

Os fenômenos espirituais fazem parte da natureza, não são propriedade de nenhum de nós. Antes do surgimento do Espiritismo os fenômenos espirituais existiam  e foram estudados e registrados por diferentes instituições.

Na minha percepção observo que o Espiritismo não se envolve com dinheiro, as escolas que pude conhecer possuem instalações simples. Isto me parece muito virtuoso, admiro!

Vejo um aspecto dentro do espiritismo que não me parece saudável e por este motivo me distancio. Os espíritos usam os corpos de pessoas vivas para se manifestarem e interagirem com a nossa sociedade. Respeito quem veja isto como normal. Não me parece bom que um espírito tome meu corpo e eu não saiba o que ele está fazendo, entregue totalmente o leme... O corpo de uma pessoa, para mim é sagrado, violar, tomar conta do livre arbítrio alheio, me parece estranho...

Se os espíritos tem vontade de ajudar me parece mais equilibrado que nasçam de novo e venham aqui ajudar. Os fenômenos espirituais, de cura ou outros, são sedutores, despertam admiração, estimulam o surgimento de adoradores, isto eu não recomendo para os semelhantes. Estratégias para fazer seguidores sempre me chamam a atenção.

Existem fórmulas bem simples para a cura, orientar as pessoas para educarem as crianças para regras básicas que protegem nossa saúde e reeducar os adultos para estas normas. Água, ar, alimentação saudável, exercícios, etc. Se os espíritos orientassem neste sentido eu acharia muito bonito e pedissem para as pessoas não ficarem os adorando, não ficarem seguindo-os, idolatrando-os, mas que buscassem a liberdade do SER. Assim o compreendo como saudável.

Na minha compreensão o amor diria o seguinte: "não acredite em mim que te falo e que estou do outro lado, venha me conhecer, saiba quem eu sou. No mundo dos vivos nos enganamos com as pessoas, mesmo podendo vê-las, imaginem o que pode acontecer quando confiamos em pessoas que nem sequer estamos vendo?

Tive experiências em uma dimensão que posso chamar de espiritual, foram vivências que não tenho como compartilhar. Não me interesso em ficar usando estas vivências a não ser que a pessoa com a qual eu fale tenha estado lá comigo e visto o mesmo que eu vi. Quem pode julgar o que eu vivenciei? São percepções que fogem dos cinco sentidos. Talvez comente vez ou outra, mas para ilustrar, dar referências, sem a intenção de alimentar crenças.

Não vejo problemas em investigarmos os fenômenos espirituais desde que não sejamos passivos, que não sejamos conduzidos por forças que desconhecemos.

Também não vejo problemas em uma pessoa que tem suas vivências espirituais e desperta sua fé nestas vivências, mas vejo como problemático quando esta pessoa começa a "desejar" que os outros acreditem nela!

Se eu pudesse conversar com os espíritos que se manifestam no espiritismo eu lhes pediria que ajudassem as pessoas para que não os ficassem seguindo, para que não ficassem acreditando neles, para que orientassem as pessoas para irem até a dimensão espiritual, para descobrirem a verdade por si.

Muitas outras instituições trabalham com fenômenos não físicos, incorporações, clarividência, etc. Temos a Umbanda, o Santo Daime e outras. Respeito. Na minha compreensão estas práticas são muito perigosas.

Já participei como observador de algumas praticas da Umbanda ou Candomblé, não  me lembro ao certo. Já participei ativamente de algumas práticas com o Santo Daime, tomei o chá que altera o estado de consciência. Foram experiências muito ricas pra mim, aprendi  muito e sinto que me beneficiei, entretanto, talvez não tivesse saído bem destas experiências. Viver é um risco.

Se uma pessoa tem vontade de ter estas vivências o que sugiro é que desperte a consciência e tenha um bom preparo para poder investigar e que não se esqueça de avaliar bem, pesquisar, ser muito prudente, antes de qualquer iniciativa. O mundo espiritual é delicado, muito sério, se não sabemos caminhar as consequências podem ser desastrosas pra nós e para os que conosco convivem.

No próximo capítulo falarei do Cristo-Amor.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência 

Nenhum comentário:

Postar um comentário