domingo, 15 de março de 2020

Momento reflexivo (Deus) - Cap. 01

Quando o precioso se torna comum a raridade perde o seu valor.

No planeta terra existe um bem raríssimo entre os humanos, a harmonia no respeito pelas diferenças. Se um dia acontecer o respeito entre toda a humanidade, o comum será maravilhoso e o raro serão a discórdia e as guerras.

---------------------------

No livro anterior, "O Diabo", eu registrei as reflexões que estão me ajudando a desconstruir em mim os egos da raiva, dos ressentimentos, da vingança, os hábitos de procurar os culpados. Desconstruindo estes egos eu sigo estabelecendo em mim as bases para o despertar e desenvolvimento das virtudes da serenidade.

Há pouco tempo atrás eu relatei que fui roubado, e que surgiu de dentro de mim alguns egos desejando encontrar o rapaz que me roubou e agredi-lo. Estou há tantos anos lutando pra ser uma pessoa consciente e fui vítima destes egos perigosos. Nos momentos mais difíceis é que descobrimos os monstros que habitam no nosso inconsciente, que talvez nem imaginássemos que existiam.

Nas últimas eleições no Brasil eu vivenciei fortes sentimentos de descontentamento com o resultado, sentimentos de revolta para com as atitudes do presidente eleito, etc.

Compreendo que necessito combater as agressões, as injustiças, mas posso fazer isto estando em paz, compreendendo que as pessoas agressoras possuem antecedentes que talvez me expliquem porque adoeceram ao ponto de se tornarem perigosas para a sociedade.

Hoje me sinto bem mais equilibrado pra dizer que o presidente do Brasil é um homem que precisa ser impedido de alguma forma, por ter comportamentos que ameaçam o país. Mas ele é uma pessoa com problemas psicológicos, necessitando de tratamento. Já não me sinto com raiva dele. Hoje eu também já não estou alimentando sentimentos hostis para o homem que me assaltou.

A raiva me adoece e não me traz nenhum benefício, pelo contrário, diminui a minha lucidez diminuindo o meu potencial de encontrar soluções. Tudo o que a raiva pode fazer, a serenidade faz mil vezes melhor. Não tenho nenhum motivo pra alimentar a raiva.

Acho importante que fique claro que cada livro está com o seu propósito de desconstruir as bases inconscientes de vários egos, para que as virtudes correspondentes despertem.

Deveria ter escrito este capítulo dentro do livro "O Diabo", mas deixei passar.

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário