domingo, 29 de março de 2020

Humildade (Reflexões sobre a pandemia) - cap. 17

Os saberes na natureza são imensuráveis! Cada pessoa, com seu dom, consegue desenvolver uma porção de saber em uma área específica, e compartilha este saber com outra, que passa pra frente... Ao longo dos séculos os seres humanos produziram muitos saberes e não há como uma única pessoa possuir a totalidade deles. É como uma pessoa bebendo um oceano, não tem como!

Saberes na física, na matemática, na biologia, na meteorologia, na psicologia, na espiritualidade, na medicina, nas artes, na comunicação, na agricultura, na filosofia, na química, etc, etc, etc.... Dentro de cada uma destas áreas surgiram várias ramificações e outras estão surgindo... Tudo indica que não tem fim!

Uma geladeira existe devido o trabalho de pessoas com saberes de eletricidade, outras com saberes de refrigeração, outras com saberes na área da arquitetura, engenharia, outras que extraíram o ferro, outras que transportaram o ferro, outras que transformaram o ferro, outras que produziram as peças de ferro, outras que produziram o plástico, fábricas que produziram as diferentes peças, etc, etc, etc. Em uma única geladeira milhões de pessoas do passado e do presente estão envolvidas, direta ou indiretamente.

Os seres crescemos juntos, aprendemos juntos, ajudamos e somos ajudados, dependemos uns dos outros. Minerais, vegetais, animais, seres humanos, todos estamos interligados.

Hoje temos condições de saber mais sobre saúde do que as pessoas do século passado, e futuramente, se sobrevivermos aos nossos egos, teremos saberes mais profundos ainda. Se eu for buscar tudo o que há sobre saúde, imunidade, etc, vou enlouquecer!

Acho importante sermos humildes para aprendermos coletivamente. Tem muita informação acessível sobre saúde, embora não seja acessível pra quem está em situação de miséria, morando nas ruas, na extrema pobreza...

Neste livro estou registrando o básico, o mais simples que alcanço, e mais acessível pra maioria:

Banho de Sol, limpar os pulmões, beber água regularmente, alongamentos físicos, boa mastigação, buscar ter um sono de qualidade, criar momentos de paz ao longo do dia. Pra quem consegue mais, fazer uma reeducação alimentar, desconstruindo os vícios de comer alimentos que são venenos.

Se eu não consigo o básico, penso que será difícil ir além...

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar
ulisseshigino@gmail.com


Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário