sexta-feira, 27 de março de 2020

Exercícios físicos (Reflexões sobre a pandemia) - cap. 09

Potencializar é tornar mais eficaz, aumentar o poder, etc.

Alongamentos são exercícios físicos básicos, dos mais simples, e produzem efeitos poderosíssimos na nossa saúde, quando feitos continuadamente. Vou buscar potencializar esta realidade.

Certa época eu tive dores nas pontas dos dedos da mão que uso para prender os acordes no violão. Eu estava sobrevivendo das aulas de música e com estas aulas estava mantendo duas filhas, um filho e a ex esposa. As dores estavam aumentando e fiquei alarmado, começando a ter dificuldades de dar aulas... Como ficaria a minha família?

Fui a um Ortopedista, ele fez os exames e constatou que o me problema vinha da coluna. Recomendou-me fazer academia, ou hidroginástica, etc. Eu não fiz nada do que me recomendou porque trabalhava muito e tinha pouco tempo, mas "FIZ O MÍNIMO QUE PODIA": alongamentos físicos!

Passei a fazer de 3 a 5 minutos de alongamentos, antes de cada aula que dava, passei a fazer estes alongamentos com as(os) alunas(os). A dor foi sumindo rapidamente e nunca mais voltou! Isto aconteceu há mais de quinze anos e eu nunca mais tive dores nos dedos. Um simples alongamento de 3 a 5 minutos antes de cada aula!

Os problemas na coluna acontecem porque não cuidamos da postura, porque temos uma vida sedentária e os nossos músculos ficam fracos, não sustentando a coluna, porque ficamos muitas horas fazendo atividades sem interrupção, sentados na frente de um computador, estudando, caminhando para fazer vendas, trabalhando em um salão de beleza, etc, etc, etc.

Vejo que os alongamentos são o mínimo que uma pessoa pode fazer por amor ao seu corpo! Antes de iniciar o dia, antes ou depois do almoço, e no final da tarde. Se não podemos fazer 3 minutos, que façamos 1 minuto, mas que façamos algo!

Peço que releiam o segundo parágrafo deste capítulo. Será que consegui potencializar o poder dos alongamentos?

Ulisses Higino
Poesias Para o Despertar

ulisseshigino@gmail.com

Este livro é continuação do livro "A morte do ego e o despertar da consciência", juntamente com os outros que foram escritos na sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário