sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Privilegiando o intelectualismo (A Consciência) - cap.152

O meu verbo só é profundo quando as minhas palavras na lagoa-mente mergulham rumo ao meu coração antes de jorrarem dos meus lábios!

-----------------------------

Vivi a realidade da competição por melhores notas nas escolas; da competição por melhores notas para ser aprovado em concursos públicos, para conseguir bons empregos; da competição por saber me expressar melhor para poder ser aceito; da necessidade de dominar muitos assuntos para poder melhorar a auto-estima, etc.

Vejo que o intelectualismo foi muito valorizado nesta minha existência, desvalorizando as demais áreas do conhecimento humano.

As pessoas não somos iguais. Uns possuímos habilidades emocionais, outros habilidades motrizes, outros habilidades intelectuais. Para haver uma avaliação justa vejo que cada pessoa deveria ser avaliada de acordo com as suas habilidades. Muitas pessoas não tem habilidades intelectuais e são obrigadas a se desenvolver intelectualmente... Isto me parece uma agressão a natureza de cada um e uma covardia. Digo isto em relação ao ensino comum que vivi e as maiores oportunidades de emprego que são conquistadas por quem consegue se sai melhor intelectualmente.

Já vi reportagens sobre escolas que estão saindo deste padrão intelectual, onde em alguns casos aboliram as provas e dão oportunidades para que os alunos se desenvolvam de acordo com o seu potencial e não de acordo com o sistema. São minoria, mas estão surgindo!

Estas percepções me deixam em paz comigo mesmo. Não sinto mais a necessidade de me adequar ao Sistema, agredindo a minha natureza, agora estou me educando para respeitar a minha natureza e procurando fazer o que posso para contribuir com a transformação do Sistema.

Busco a consciência para deixar de ser vítima dos egos, para deixar de sofrer, para viver em paz!

Sigo trabalhando para descobrir os meus egos que ficam admirando, idolatrando os intelectuais, para eliminá-los e deixar de ser seguidor, deixar de ser manipulável. Em cada discurso bonito busco aprender o que é saudável e descartar o que não serve, e eliminar meus egos.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook:  A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário