domingo, 19 de novembro de 2017

A natureza humana (A Consciência) - cap.160

Um gesto de amor ao próximo é caridade para com a própria alma caridosa, salvar-se de morrer afogada no egoísmo.

-----------------------------

A Consciência e a Educação (continuação).

Algumas pessoas tem uma natureza voltada para o desenvolvimento intelectual, outras para o desenvolvimento emocional, outras para atividades manuais, etc. 

Mesmo que uma pessoa seja emotiva, dando mais atenção ao seu centro emocional, é importante que alimente seu centro intelectual com leituras conscientes, reflexões, meditação, etc. E também é importante fazer exercícios físicos e cuidar da saúde como um todo. Para haver harmonia é preciso que todos os centros estejam saudáveis.

Se uma pessoa é intelectual e cuida mais deste centro, é importante que também reserve um tempo para cuidar dos outros centros. Se não alimentar o centro emocional pode se tornar uma pessoa fria, sem habilidades para lidar com a afetividade. Isto traz  problemas, pois a vida das relações envolvem as energias afetivas.

Se uma pessoa tem uma natureza mais voltada para o corpo, exercícios físicos, etc, se não cuidar dos outros centros pode se embrutecer.

Vejo que é importante respeitarmos a nossa natureza e nos desenvolvermos na área que se relacione com ela, quando possível, mas sem deixar de cuidarmos dos outros centros.

Muitas pessoas são infelizes por não serem emotivas e não saberem dar carinho para os filhos, para suas companheiras, companheiros, etc. Outras pessoas sofrem por estarem desequilibradas, serem emotivas demais e não terem um centro intelectual preparado para que reflitam e saibam lidar com a sua natureza emocional de forma consciente.

Provavelmente uma maioria pode estar trabalhando em atividades que não são adequadas as suas naturezas. Artistas trabalhando como vendedores, intelectuais tendo que trabalhar com serviços manuais, etc. Quando não temos alternativa a consciência pode compreender a situação e criar estratégias para não se revoltar, para não viver deprimida. 

Havendo a consciência ela busca soluções para consertar, para harmonizar os problemas familiares, no trabalho, entre as amizades, etc. Para tanto é necessário o "auto-conhecimento", instrução a respeito, estudo, exercícios. Compreensão de si.

A estrutura da humanidade que criamos está voltada para os egos. Pessoas que buscam profissões por dinheiro, por poder e não para satisfazerem sua natureza interior. Profissões que dão melhores salários para intelectuais e desvalorizam as demais áreas, fazendo com que a maioria saiam de suas áreas para buscarem áreas que lhes rendam melhores condições financeiras... Temos uma estrutura social eficiente em produzir desarmonias, desajustes, criar egos... 

Neste capítulo continuamos falando de infiltrações. Muitas pessoas sofrem sem saberem as causas reais dos sofrimentos, as infiltrações. Fica complicado resolver, eliminar os egos, se não compreendemos a causa, as infiltrações que fazem estes egos nascerem.

Mesmo dentro de uma sociedade corrompida eu vejo que uma pessoa pode despertar a sua consciência e viver dentro desta lama de inconsciências, sem se sujar!

No próximo capítulo vou fazer complementos sobre este assunto.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br

Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário