sábado, 4 de novembro de 2017

A fé que nasce do amor (A Consciência) - cap.133

O amor, quando fala comigo, vem do céu e jorra na fonte coração. O verbo que flui dele é como a água, apenas doa a luz da vida sem nada pedir em troca.

-----------------------------

Compreendo que a fé tem suas bases invisíveis e outras visíveis. Tenho em mãos uma boa receita para construir a fé e para alimentar a fé.

Amor é consciência, harmonia, equilíbrio, saúde, paz! Dele nasce a fé!

Sei como estabelecer a harmonia no meu lar, no meu ambiente de trabalho, nos meus relacionamentos, etc. Desta harmonia nasce a paz em meu interior.

Dentro da harmonia estão a "ordem", a "organização", a "estética", a "limpeza", seja no mundo físico, mental ou emocional.

No mundo físico sei que posso trabalhar em favor da harmonia usando a ordem (uma coisa de cada vez, em ordem de prioridade); usando a organização (um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar); usando a estética (mesmo que cada objeto esteja em seu lugar, o arrumo de forma a manter a estética, a simetria); trabalhando para manter a limpeza. O resultado de agir desta forma é preencher a minha vida com amor. Desta forma não deixo rastros de desarmonia e não dou motivos para ninguém ter sentimentos ruins para comigo. Porém, não faço isto pelos outros, faço isto porque estas ações me deixam em paz, faço por mim! Estas ações fazem nascer em mim a fé no amor!

É importante que fique claro que me educo para viver estes valores, mas também me educo para não desejar resultados! Busco limpar, mas não desejo que fique limpo. Se o resultado vier está bem, se não vier uso a virtude da resignação, tolerância, paciência e fico em paz. O que me importa é a ação e não o resultado. O que me cabe é agir serenamente, fazer o meu melhor com lucidez, o resultado não me cabe. Algumas vezes tudo dá certo, noutras, as circunstâncias não me permitem que tudo fique arrumado. E me educo para não fazer cobranças aos demais, nem criticar o que os outros façam ou deixem de fazer. Quando preciso busco conversar de forma respeitosa, gentileza nunca gera problemas. O que eu não consigo resolver com gentileza, tenho certeza que não resolver com egos!

No mundo mental e emocional eu sei que posso trabalhar em favor da harmonia praticando a "auto-observação psicológica", identificando meus egos, refletindo sobre eles, compreendendo-os eliminando-os, despertando as virtudes  da alma, consciência. A consciência ordena, organiza, retira os lixos que são formados pelos ressentimentos, saudosismo, preocupações, ciúmes, raiva, orgulho, inveja, arrogância, etc.

Para completar, ao mesmo tempo que busco iluminar meu universo mental, emocional e físico, busco dedicar parte da minha vida para contribuir com a criação, ajudando os necessitados, protegendo a natureza, oferecendo reflexões para o despertar da consciência.

Do conjunto destes trabalhos eu tenho a convicção de que nasce a fé! 

Amor é consciência, harmonia, equilíbrio, saúde. Se eu ver uma pessoa que reflita harmonia, eu terei confiança (fé) nesta pessoa! Se eu refletir a harmonia, terei confiança (fé) em mim mesmo!


Equilíbrio, cuidados com a minha alma, cuidados com o meu corpo, cuidados com a minha casa, cuidados com os meus semelhantes, cuidados com a natureza, trabalho pelo meu sustento, serviços voluntários para combater o egoísmo em mim. Já falei sobre isto sempre que possível vou reforçar!

Me parece uma receita simples, mas eu sei que talvez não seja simples de ser implantada em uma vida. Levei muito tempo para me reeducar neste sentido e continuo me reeducando, me reconstruindo. Hoje já consigo desfrutar de alguns resultados!

No próximo capítulo vou refletir sobre o inverso da fé.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário