sábado, 25 de novembro de 2017

Controle emocional (A Consciência) - cap.163

Os músculos do amor ao próximo crescem com exercícios de amor ao próximo. O desamor nasce da alma sedentária por não exercitar a sua consciência e para tanto não há necessidade de esforço algum... A preguiça adora construir seu pasto na "zona de conforto"!

-----------------------------

Se eu tiver que ser operado e puder escolher entre dez cirurgiões, sendo que nove se envolvem emocionalmente em suas operações e um não, certamente vou escolher o cirurgião que não se envolve emocionalmente.

Se eu estiver em uma situação de perigo e perder o meu controle emocional, certamente o perigo vai duplicar. Se eu não me alterar emocionalmente terei melhores chances de me proteger.

Se eu for fazer uma prova e ficar nervoso, preocupado, estarei passando o controle do meu corpo para os egos das ansiedades. Se eu me mantiver sereno a minha consciência terá domínio do meu corpo e melhor controle da minha memória, podendo se sair melhor na avaliação.

Atualmente muitas pessoas se manifestam nas redes sociais e falam da situação caótica que estamos vivendo no cenário político do Brasil. Ao falarem, muitas destas pessoas ficam visivelmente alteradas emocionalmente e atacam as injustiças, ofendem pessoas, etc. Isto é completamente compreensível! Eu sou uma destas pessoas que ainda não tem o controle emocional e permite que os egos tomem conta das atitudes. Estou trabalhando para me reeducar e não mais ser manipulado pelos meus egos.

Tudo o que os egos podem fazer a consciência pode fazer cem por cento melhor. Eu não preciso ser ignorante para lidar com pessoas ignorantes. Quando eu tenho raiva e agrido com palavras, políticos, bandidos, fanáticos, etc, estou sendo vítima destas pessoas ao me permitir ser dominado pelos meus egos. Não necessito ser mal educado para resolver qualquer situação, não preciso xingar ninguém.

Certa vez, em um Hospital Psiquiátrico, um enfermo mental me destratou. Não tive nenhuma reação, ele estava desequilibrado mentalmente, não havia motivo para eu ficar chateado. As pessoas no planeta demonstramos que estamos mentalmente enfermas, desequilibradas, dominadas pelos próprios egos, vaidade, orgulho, ciúmes, raiva, luxúria, cobiça, arrogância, prepotência, preguiça, etc. Roubamos, estupramos, violentamos, praticamos corrupções, somos governantes corruptos, somos ídolos vaidosos, somos ricos que fazemos vista grossa com a fome dos pobres, somos fanáticos religiosos, etc.

Compreendo que não adianta ficar com raiva de pessoas enfermas mentais, desequilibradas, pois estão doentes e não tem noção do que estão fazendo. O que fazer? Da minha parte vou procurar manter a serenidade e não me permitir ser manipulado pelos egos alheios, produzindo em mim o meu desequilíbrio. Vou procurar me curar destas insanidades. Vou lutar contra as desarmonias, mas o farei da forma mais lúcida possível.

É fácil manter a serenidade diante de tantas injustiças? Para mim tem sido um trabalho grandioso, estão sendo vários anos de trabalho para aprender a ter controle de mim mesmo, espontaneamente, por compreensão, para eliminar da minha natureza a necessidade de me alterar emocionalmente diante de inconsciências externas.

Sabedoria, ao meu ver, é o controle mental, emocional e físico. Sigo neste caminho e é este o caminho que sugiro para chegarmos a paz interior.

Sou um cidadão ativo na luta pelos direitos humanos, o faço com minhas atitudes, me envolvo em política, artes, etc. A consciência não faz de mim uma pessoa passiva, pelo contrário, sou muito ativo. Ser ativo não significa ser descontrolado emocionalmente.

No próximo capítulo falarei do oposto deste capítulo.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário