sábado, 18 de novembro de 2017

O funil dos egos (A Consciência) - cap.158

Sentei-me à beira do lago e fiquei observando a minha imagem. Este lago é a consciência, estava me conhecendo.

-----------------------------

A Consciência e a Educação (continuação).

Os cinco centros são um funil por onde somente um ego de cada vez consegue se manifestar. Não há como dois egos agirem ao mesmo tempo. Muitas vezes os egos agem por associação, se movimentando juntos, uns justificando os outros, se complementando. Outras vezes um determinado ego atua sem interferência de outros.

Digamos que eu veja uma dama com um rapaz, surge o ciúmes, do ciúmes surge o orgulho ferido, daí pode surgir a raiva e as agressões, etc. Egos associados entre si.
Em outra situação pode surgir um determinado ego do medo e agir sozinho gerando sofrimentos no meu corpo.

Os egos pensam, sentem e agem usando os cinco centros. Cada ego é como uma pessoa dentro da gente, ou seja, temos uma multidão em nosso interior.
Por exemplo o ego da raiva gera pensamentos de raiva, emoções de raiva e atitudes físicas da raiva.

Para descobrirmos os egos, como já falei no início deste livro, precisamos viver em "auto-observação", estado de atenção para o que acontece em nosso centro intelectual, emocional, motriz, instintivo e sexual. Descobrindo os egos nestes centros podemos refletir sobre eles, compreendê-los, descobrir a falta de sentido para estes vícios psicológicos e trabalhar para eliminar estes defeitos, despertando a consciência.

A consciência que se auto-observa, não é os pensamentos, não é as emoções, não é o corpo. Tive que trabalhar muito para aprender a perceber a minha consciência e diferenciá-la dos cinco centros.

Durante a educação para a consciência vejo como importante o estudo sobre o que são os egos, como são criados por nós, como se alimentam, como descobri-los e como eliminá-los para o despertar da consciência. Paralelamente fazer um estudo sobre o que é a consciência, a reflexão, a intuição, qual o sentido do despertar e os procedimentos para realizar este trabalho.

Voltarei a escrever amanhã.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

ulisseshigino@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário