sábado, 25 de novembro de 2017

A transformação segura (A Consciência) - cap.166

A pérola-alma cobriu-se de terra-ego por não conhecer a sua essência preciosa. Sufocada, sentiu a dor, o sofrimento, a ausência da luz... Rezou por socorro à Mãe Natureza e Ela veio e dirigiu as mãos cegas do garimpeiro-consciência, para encontrar nas profundezas de si a joia interior!

-----------------------------

Sobre as sugestões que deixei nos capítulos anteriores, relacionadas com o domínio do centro emocional, retirando as emoções das ações que necessitem da postura serena, vou fazer algumas observações.

Se uma pessoa está acima do peso e busca emagrecer rapidamente, caso consiga, é provável que volte a ganhar os kilos perdidos, também rapidamente! Uma mudança segura vem de uma transformação gradativa, de modo que o corpo se acostume gradativamente com a transformação e incorpore a nova condição de vida. É mais prudente a pessoa que se transforme ao longo de um tempo considerável, porém de forma responsável, disciplinada.

Em alguns casos é necessário mudanças duras.  Por exemplo uma pessoa que está viciada em cocaína e corre o risco de perder a vida, precisa de uma ajuda e intervenções diferenciadas, para tentar salvar esta vida. Uma pessoa possui o ego da luxúria muito desenvolvido e corre o risco de violentar crianças, neste caso é melhor que se interne e busque tratamento. Como uma pessoa nestes casos vai se dar ao luxo de continuar no seio da sociedade buscando transformações gradativas, homeopáticas?

De um modo geral, retirando os casos extremos, eu sugiro mudanças gradativas. No meu caso estou me transformando devagar, não tenho como correr.

Mês após mês eu venho observando as minhas reações de raiva, elas vão diminuindo. A ira em mim está se tornando mais fraca e minhas atitudes estão se transformando. Meu controle emocional está aumentando.

Cada vez que a ira atua em mim eu a observo. Ela produz suas desarmonias e me entristece, mas eu sei que não posso tirá-la de uma vez. Hoje em dia sinto-me muito mais próximo da paz, pois a ira está muito fraca! Mas eu preciso passar por muitas provações para ter certeza que estou no caminho certo, de que a ira está realmente morrendo.

Vez ou outra, quando menos espero, vivo uma circunstância estimulando o surgimento da ira e eu tenho a oportunidade de ver como estou. Preciso ver as minhas reações de ira em diferentes perspectivas, de diferentes ângulos, pra estudar este ego e compreendê-lo.

De situação em situação vou eliminando de mim as reações da ira que tenho observado e compreendido. Sigo descobrindo novas reações, observando e esperando momentos oportunos para eliminar estas também. Primeiro eu levo tombos, rasteiras dos egos, depois eu aprendo a me defender destes golpes e derrubo estes egos!

Estou me esforçando para deixar claro que as mudanças são gradativas. Conquistamos o controle emocional aos poucos, dia após dia, vivendo como um aluno, tendo a vida como uma escola. Eliminando os diferentes egos, à medida que vão aparecendo nos cinco centros: intelectual, emocional, instintivo, motriz e sexual.

-----------------------------

Há muitos anos venho me desintoxicando dos egos, são muitos, estavam profundamente enraizados na minha alma. Eu estava feito um viciado em drogas. Se estas drogas fossem tiradas bruscamente meu corpo poderia ter síndrome de abstinência e talvez morrer... Meu corpo ficou viciado nos egos, agora eu estou sendo amoroso com meu corpo, libertando-o devagar.

Aos poucos meu corpo está se adaptando para ser a expressão da consciência!

Isto é o que sugiro.

-----------------------------

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário