sábado, 11 de novembro de 2017

O bem no mal, o mal no bem(A Consciência) - cap.147

Ninho floral em meu coração, construindo estou. Gravetos de paz eu produzo na vida ao olhar com ternura, sendo abraço-carinho, se na voz sou respeito, se nas mãos trago luz.

Peito em flor faz da alma aconchego, o amor Beija-Flor nela vem se aninhar!

-----------------------------

Mahatma Gandhi foi retratado como um grande ser pelos seus feitos, mas se vocês pesquisarem na internet encontrarão registros dos defeitos desagradáveis de Gandhi. Verdade, mentira? Ele não teve defeitos?

Independente dos defeitos dele, com certeza também teve virtudes e seus feitos foram grandiosos.

-----------------------------

Madre Tereza de Calcutá foi retratada como uma mulher virtuosa, mas será que não teve defeitos? Pesquisem na internet "O lado escuro de Madre Tereza de Calcutá" ou "Pesquisadores Canadenses questionam altruísmo de Madre Teresa", ou ainda "A face impiedosa de Madre Teresa" ou usando textos similares para terem acesso a matérias que questionam as virtudes da Freira.

Em várias oportunidades eu já fiz questionamentos sobre as riquezas do Catolicismo, do Vaticano, etc. Seria facílimo para o Vaticano construir instalações dignas para os pobres  enfermos que receberam auxílio de Madre Teresa, entretanto as imagens mostram que os enfermos estavam em condições sub-humanas... Nos conventos as Freiras vivem em condições sub-humanas? Os Padres vivem em condições sub-humanas? A Igreja Católica usou imagens do sofrimento humano quando poderia ter auxiliado estas pessoas sofredoras? 

Eu tenho as minhas compreensões a respeito e estou aberto para questionamentos. A minha compreensão pode ter falhas, é normal que tenha. Acho interessante que busquemos aprimorar a nossa visão sobre a verdade por trás de tudo o que se relaciona com a nossa humanidade.

-----------------------------

Sei muito pouco sobre Buda, mas já relatei que não vejo como consciente o fato dele ter abandonado esposa e filho, como consta em sua Biografia. Entretanto, depois ele alcançou a "Iluminação", e não vejo problemas nisto. Acho isto até interessante, um exemplo de que independente dos nossos erros, podemos transcender nossos defeitos e nos tornarmos pessoas virtuosas.

-----------------------------

Em aluns ensinamentos que dizem ter sido de Jesus eu não vejo consciência, mas, na verdade não tenho como saber se realmente foi ele quem disse. Da mesma forma não tenho como saber a veracidade do que dizem do Buda, foram acontecidos muitos antigos. Acabo analisando o que escreveram e não a pessoa destes seres.

"Vende o que tens e dá aos pobres, então terás um tesouro no céu". - Qual a coerência destes dizeres se consideramos as riquezas das Instituições Cristãs? Eu vejo a riqueza descomunal do Catolicismo e de várias Igrejas Protestantes e não vejo coerência. Porque estas Instituições não vendem suas riquezas e dão aos pobres?

Independente do que fazem estas Instituições, eu não vejo coerência em ser pobre. Consciência é equilíbrio, harmonia, assim eu compreendo. Os excessos me parecem expressão de egos, mas a harmonia a vejo como saudável. Ter o meu trabalho, ter a minha moradia, viver com dignidade e não ter que viver pedindo esmolas.

São muitas questões sobre os ensinamentos que escreveram como sendo de Jesus que na minha percepção podem ter sido escritos para manipular pessoas, para produzirem seguidores, para fazerem riqueza e ter poder, etc. Não vejo como um Ser consciente iria dizer certas coisas que escreveram como sendo de Jesus.

No próximo capítulo vou falar sobre a liberdade de interpretação.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário