domingo, 19 de novembro de 2017

Compreensão de si (A Consciência) - cap.159

A consciência observa e usa a mente para realizar a sua matemática, identificar os elementos e estabelecer as relações. A reflexão é conduzida pelo coração e a compreensão brota na alma!

-----------------------------

A Consciência e a Educação (continuação).

Normalmente os problemas nos fazem sofrer ao produzirem  em nós o desprazer intelectual, emocional ou físico. Doenças, complicações financeiras, conflitos de natureza afetiva, etc. Quando compreendemos a falta de sentido para a ansiedade, as preocupações, a impaciência e outros egos, a consciência mantém um estado psicológico sereno e harmonioso, mesmo diante de circunstâncias difíceis.

A consciência sempre reflete, gera compreensão e alcança sua paz interior. Os níveis desta paz dependem do nível de consciência desperta.

Vejo como importante uma compreensão de si para podermos descobrir, refletir, compreender e eliminar muitos egos.

Volto a falar aqui sobre as "Infiltrações".

As paredes estão mofadas porque o telhado está quebrado e quando chove acontecem infiltrações. Nesta situação não adianta pintar as paredes sem consertar o telhado. É preciso corrigir a origem do problema, o foco gerador. Depois de corrigir as infiltrações as paredes são reformadas e é necessário ações de manutenção constante, para que novas infiltrações não voltem a aparecer.

Observo que para gerarmos a paz em nosso interior precisamos eliminar os egos envolvidos, mas também precisamos descobrir as "Infiltrações", situações que fazem com que estes egos voltem a nascer. 

Digamos que eu esteja lutando para eliminar alguns egos da ansiedade que estão me fazendo sofrer psicologicamente e adoecendo o meu corpo. Depois de observar meu comportamento, descobrir estes egos, observar como agem nos meus cinco centros, observar e refletir sobre as circunstâncias envolvidas, refletir sobre todo o contexto e chegar a algumas compreensões, eu acabo descobrindo as "Infiltrações".

Tenho o hábito, vício psicológico, egos, de ficar na cama um pouco mais antes de levantar e acabo levantando em cima da hora para ir para o trabalho. Tenho o hábito de sair em cima da hora para cumprir os meus compromissos e acabo tendo que correr, produzir agitação emocional e física. Tenho o hábito de deixar para depois e o depois acaba não acontecendo, esqueço o que tinha que fazer e gero desarmonias ao meu redor. Aqui estão algumas infiltrações.

Para corrigir eu passo a me disciplinar para chegar com meia hora de antecedência em todos os meus compromissos, passo a acordar mais cedo, elimino o hábito de "deixar para depois", passo a fazer as atividades no momento certo, dentro do possível. Para alcançar esta disciplina começo a lutar contra mim mesmo, eliminar os egos. Ir aos poucos mudando a minha natureza física e psicológica, enfraquecendo os hábitos e colocando virtudes no lugar, "disciplina".

Agora estou no ônibus, indo para o trabalho, e a ansiedade vem por ser hábito, mas já não há sentido para ela, pois vou chegar no horário e com folga. Vou para um compromisso qualquer e o meu corpo está viciado em sair correndo e ser agitado, andar com passos rápidos, pensamentos acelerados, centro emocional agitado e ansioso. Mas não tenho mais a necessidade de andar agitado, tenho tempo de sobra. Agora vou mudando as atitudes e reeducando o meu corpo para andar com mais tranquilidade e desacelerando o corpo o centro emocional começa a ficar sereno também, a mente requer um trabalho mais atencioso para serenar.

Se eu não elimino as infiltrações não adianta eu lutar contra a ansiedade! Se continuo saindo em cima da hora, deixando para depois os compromissos e esquecendo dos mesmos, se continuo com preguiça de levantar da cama, etc, vou gerar os egos da ansiedade. Como podemos despertar a consciência mantendo comportamentos inconscientes e irresponsáveis? Temos vontade de despertar a consciência mas não temos vontade de eliminar a preguiça?

Para resolver problemas é importante a compreensão, para eliminar os egos e despertar a paz da consciência precisamos da "Compreensão de si". A compreensão é fruto do estudo e reflexão, e exercícios. Estudo de si, os cinco centros, a consciência, os egos, etc.

No próximo capítulo falarei sobre a natureza de cada pessoa.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário