sábado, 11 de novembro de 2017

Perspectivas (A Consciência) - cap.148

Enquanto o ego vive, a minha vida se torna um sonho; quando minh'alma desperta a minha vida se torna o reflexo do Sol-consciência!

-----------------------------

Hoje estive conversando com uns amigos e ouvi uma reflexão interessante.

"A constituição é uma só, entretanto, diferentes juízes sempre fazem interpretações diferentes de um mesmo artigo, podem fazer julgamentos onde um absolve e outro condena, baseados em um mesmo artigo!" Onde está a verdade? Existe a liberdade de interpretação.

Os livros ditos sagrados foram escritos há mais de dois mil anos e não foram escritos pelos personagens principais, mas sim por terceiros. Cada um com uma interpretação diferente e depois estes livros passaram por revisões e adequações, provavelmente por pessoas com interesses de preservar a idoneidade da mensagem (não deve ter havido imparcialidade). No caso da Bíblia, ela esteve sendo manipulada por homens que mandavam queimar vivo a outros homens, que fizeram muitas torturas durante a inquisição. Pessoas assim são confiáveis?

Existem tantas controvérsias em torno da nossa recente constituição, o que dizer em torno de registros históricos de fatos tão antigos?

Outro colega fez um comentário também interessante que me levou a refletir que sobre fatos históricos a situação se torna muito delicada, mas com relação a fatos concretos não há o que dizer. Por exemplo, as Pirâmides do Egito estão lá, em pé! Como foi possível construírem aquelas estruturas? Considerando a época, o tamanho e o peso das pedras, o tamanho da construção, etc? Hoje, com toda a nossa tecnologia, construímos uma Ciclovia que desabou no Rio de Janeiro... As Pirâmides do Êgito são um fato incontestável, um mistério que eu ainda não conheci quem tenha conseguido desvendar. Especulações, teorias, vivências espirituais explicando devem ter muitas. Fatos concretos são fatos concretos, fatos históricos não são concretos, estão sujeitos a muitas interpretações.

Na minha percepção os meus questionamentos são saudáveis, mas para a maioria das pessoas talvez não seja. E talvez eu mesmo mude de compreensão, se tiver a oportunidade de interagir com diferentes pessoas a respeito do que escrevo.

Faço questão de estimular que sejamos pessoas que questionam, que perguntam, que buscam a verdade, que não sejam passivas, que não se permitam ser manipuladas por informações que uns ditam como sagradas e inquestionáveis.

Qual o problema de questionarmos? Para mim existem problemas onde não há questionamentos!

Vejo que o importante é a educação, sempre.

Meus questionamentos são lúcidos ou não? Bem, só tenho como saber se as pessoas se manifestarem a respeito do que eu escrevo, mas não estou recebendo questionamentos. Recebi comentários sobre as minhas reflexões, mas tão poucos que consigo contar nos dedos de uma mão!

O sistema virtual desta página, poesiasparaodespertar.blogspot.com.br, indicam que existem leitores em diferentes regiões do mundo, mas como quase ninguém se manifesta, não sei se posso confiar. 

Leitoras, leitores, se vocês realmente estão aí, lendo estes livros, peço que façam a gentileza de contestar meus textos, caso sintam vontade de fazê-lo. Podem comentar nesta página ou no facebook, ou no meu email. Havendo comentários eu terei referências para aprofundar a minha consciência sobre o que eu escrevo.

No próximo capítulo vou fazer reflexões sobre as "Orações".

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário