sábado, 18 de novembro de 2017

O comando dos centros (A Consciência) - cap.156

O tempo é a consciência se movimentando no espaço!

-----------------------------

A Consciência e a Educação (continuação).

A alma faz contato com o mundo por meio dos cinco sentidos, visão, audição, olfato, tato e paladar. O mundo chega até a alma por meio de "impressões". Impressões visuais, impressões sonoras, impressões olfativas, impressões táteis e impressões gustativas. Depois de receber as impressões a alma se utiliza dos cinco centros pra processar estas informações.

Se o Ser estiver desperto ele utiliza da consciência, a chamo de os olhos da alma, para com ela comandar os cinco centros. A consciência usa o centro intelectual para compreender o mundo que vivencia pelos cinco sentidos; usa o centro emocional para produzir ferramentas emocionais e usá-las para interagir com o mundo e consigo mesma; usa o centro motriz para usar o corpo na busca por sabedoria, para sobreviver, para colaborar, etc; usa o centro instintivo quando se torna necessário interferir nas funções instintivas; usa o centro sexual para produzir energias puras com as quais se regenera, ou para reprodução, ou para aspectos transcendentais.

Se o Ser estiver com a consciência adormecida quem comanda o corpo por meio dos cinco centros é o ego. Por exemplo o ego da raiva usa o centro intelectual para criar vinganças, usa o centro emocional para criar as energias dos ressentimentos, ansiedades, etc, usa o centro motriz para agredir, usa o centro instintivo para alimentar seus desejos com substâncias alcoólicas, com substâncias cancerígenas, etc, e usa o centro sexual para alimentar suas luxúrias.

Comparo o nosso corpo com um carro e os cinco centros como sendo o volante, o acelerador e freios, as portas, as rodas, etc. A alma é o piloto. 

Se a alma está inconsciente o carro fica governado por egos, ou seja, o piloto está embriagado pela inconsciência. Neste caso o corpo é um carro usado para produzir desarmonias no mundo, sendo comandado pelos ciúmes, pela ira, pelo orgulho, pela intolerância, pela arrogância, pela prepotência, etc. Muitos acidentes são causados por um motorista imprudente, ou seja, uma alma inconsciente.

Se a alma está consciente o carro fica governado pelas virtudes do SER. Neste caso o carro é usado para produzir harmonia no mundo, equilíbrio, cooperação, paz, saúde, etc. Um carro conduzido pela paciência, pelo perdão, pela humildade, pela simplicidade, pela diligência, pela serenidade, pelo desapego, etc.

Viver é uma responsabilidade!

No próximo capítulo falarei da "Educação" e os centros.

Fraternalmente,

Ulisses Higino
www.poesiasparaodespertar.blogspot.com.br
Facebook: A Luz da Consciência
ulisseshigino@gmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário